Entre 2024 e setembro de 2026, a Motiva Trilhos registrou, por meio do Achados e Perdidos das Linhas de São Paulo, a doação de quase 28 mil itens a instituições parceiras
| Objetos esquecidos nas linhas da ViaMobilidade Motiva |
Entre janeiro e setembro de 2026, o serviço de Achados e Perdidos da Motiva Trilhos registrou 20.162 itens e 5.435 atendimentos, alta de 17,4% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 4.630 atendimentos. Documentos, cartões, roupas, celulares e até objetos inusitados, como dentadura, guitarra, cadeira de rodas, monitores, bicicleta e carrinho de bebê, estão entre os itens esquecidos pelos clientes nas Linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
No período, 1.364 objetos foram
devolvidos aos clientes, reforçando a importância do serviço para quem utiliza
diariamente o transporte sobre trilhos. A operação recebe, registra e armazena
os itens encontrados, possibilitando que os clientes procurem seus pertences.
Os itens que não são retirados no prazo de 90 dias são doados a instituições,
dando uma destinação solidária aos objetos não resgatados. Entre 2024 e
setembro de 2026, a Motiva Trilhos registrou, por meio do Achados e Perdidos
das Linhas de São Paulo, a doação de quase 28 mil itens a instituições parceiras.
Objetos esquecidos nas linhas da ViaMobilidade
Motiva
Nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, roupas lideraram o ranking de itens registrados entre janeiro e agosto, com 2.174 ocorrências, seguidas por cartões bancários, com 1.266, e documentos, com mais de 1.100 registros. “Cada item encontrado passa por registro, classificação e armazenamento, o que permite dar mais segurança ao cliente no momento da busca e da retirada. Esse cuidado é essencial porque muitos objetos têm valor pessoal ou são documentos importantes para a rotina das pessoas”, ressalta Everton Trindade, diretor-executivo das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Objetos esquecidos nas linhas da ViaMobilidade
Motiva
Já na Linha 5-Lilás, os cartões de transporte, bancários e de refeição foram os itens mais recorrentes no ranking do mesmo período, com 3.850 registros. Documentos apareceram em seguida, com 1.302 casos. “Os números mostram como pequenos esquecimentos fazem parte da rotina de deslocamento dos clientes. Cartões, documentos e roupas aparecem com frequência, por isso reforçamos a importância de procurar os canais oficiais da linha assim que a pessoa perceber a perda de um pertence”, reforça Fábio Silva, gerente-executivo de atendimento das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
| Dentadura esquecida na Linha 5-Lilás da ViaMobilidade Motiva |
Solidariedade na destinação de objetos
Em São Paulo, a Motiva Trilhos mantém
parceria com as unidades da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)
de Jandira e Taboão da Serra, além do Instituto Jô Clemente e o Lar Jesus Entre
as Crianças, em Osasco.
![]() |
| Bicicletas doadas ao Instituto Jô Clemente, em julho de 2026 Divulgação Motiva |
“A destinação solidária dos itens não retirados reforça nosso compromisso com a responsabilidade social e o uso consciente dos recursos. Por meio das parcerias com instituições sociais, damos um novo propósito a esses objetos, fazendo com que possam beneficiar pessoas e comunidades”, destaca Ivana Carvalho, coordenadora de Responsabilidade Social da plataforma de trilhos da Motiva.
Entre janeiro e setembro de 2026,
foram doados 4.251 itens, sendo 3.974 nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e 277
na Linha 5-Lilás. Entre 2024 e setembro de 2026, a Motiva Trilhos registrou a
doação de 27.744 itens a instituições parceiras, considerando as três linhas.
Serviço
Clientes que perderem algum pertence
devem consultar os canais oficiais de atendimento da respectiva linha para
verificar se o objeto foi localizado e receber orientações sobre identificação,
prazo de guarda e retirada.
Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda: o
setor de Achados e Perdidos das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda fica na Estação
Osasco, localizada na Praça Antônio Menck, S/N, Centro. Já o setor
de Achados e Perdidos da Linha 5-Lilás fica na estação Adolfo
Pinheiro, localizada na Avenida Adolfo Pinheiro, 301.
Para todas a linhas, os objetos ficam
guardados por um período de, no máximo, 90 dias, a partir da data de registro
de entrada na central. O serviço fica disponível de segunda a sexta-feira, das
7h às 19h (exceto feriados).

Nenhum comentário:
Postar um comentário