▼

segunda-feira, 5 de outubro de 2026

Leitura amplia repertório e contribui para a formação de crianças e jovens

Colégio Poliedro

Professores têm papel importante na aproximação de crianças e jovens com a literatura
 

 

O contato com a literatura durante a infância e a adolescência vai além do desenvolvimento da leitura e da escrita. Ao conhecer histórias, autores e contextos variados, crianças e jovens têm a oportunidade de ampliar o repertório cultural e construir referências que podem contribuir para sua formação dentro e fora da escola.  

Nesse processo, os professores também têm papel importante ao aproximar os estudantes de diferentes autores e histórias ao longo da vida escolar. Celebrado em 5 de outubro, o Dia Mundial dos Professores chama atenção para essa mediação e para a maneira como ela pode estimular o interesse pela leitura desde os primeiros anos.
 

“Quando uma criança ou um jovem lê, ele tem a oportunidade de conhecer realidades que não necessariamente fazem parte do seu cotidiano. Nesse processo, os professores também têm um papel importante ao apresentar diferentes histórias, autores e perspectivas. A literatura apresenta novos pontos de vista e ajuda a construir referências que serão importantes em diferentes momentos da formação. Mais do que estimular o hábito de ler, precisamos criar possibilidades para que os alunos tenham curiosidade de conhecer diferentes histórias e encontrem na leitura uma forma de descobrir novos mundos” afirma Girlayne Faria, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Poliedro.
 

A escola também pode contribuir ao criar possibilidades para que a leitura esteja presente também para além das atividades obrigatórias. Ter livros acessíveis, comentar sobre leituras realizadas, apresentar autores e gêneros variados e permitir que os estudantes tenham autonomia para escolher o que desejam ler são algumas formas de tornar o contato mais frequente e natural.
 

No Colégio Poliedro em São José dos Campos, uma das ações desenvolvidas com esse objetivo é a biblioteca itinerante, um carrinho que circula entre os prédios do Ensino Fundamental e do Ensino Médio levando livros a comunidade escolar. Em algumas ocasiões, para estimular a curiosidade dos estudantes, as capas das obras ficam escondidas e, no lugar da identificação visual, os alunos encontram uma breve descrição sobre cada história com a devida classificação indicativa, se necessário.

A partir dessas informações, cada um decide se quer conhecer a obra, transformando a escolha em uma experiência de descoberta. A dinâmica também contribuiu para ampliar a circulação de livros na biblioteca. A procura pelos títulos aumenta ainda mais quando eles são indicados pelos professores, que ajudam a aproximar os estudantes de novas obras e autores.

Biblioteca Itinerante 

A dinâmica também permite que os exemplares circulem entre diferentes etapas de ensino e cheguem a jovens de diferentes idades, difundindo a curadoria feita pela nossa bibliotecária e validada pela equipe docente. “Queremos que os estudantes tenham a oportunidade de descobrir novos livros de uma maneira diferente, sem partir apenas do título, da autoria ou da capa. É uma forma de despertar a curiosidade e deixar que cada um encontre histórias que façam sentido para si naquele momento”, conclui Maria Catarina Rabelo Bozio, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Poliedro.

 

Colégio Poliedro
 Para mais informações, acesse o site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário