▼

segunda-feira, 12 de outubro de 2026

Dia das Crianças: por que começar uma reserva financeira para os filhos pode fazer a diferença no futur

Da poupança à previdência privada, especialistas destacam como o planejamento desde a infância pode ajudar famílias a construir patrimônio e garantir oportunidades para as novas gerações


Neste Dia das Crianças, além dos presentes tradicionais, pais e avós podem considerar uma escolha capaz de acompanhar os pequenos por toda a vida: a construção de uma reserva financeira. Seja para custear os estudos, realizar um intercâmbio ou apoiar os primeiros passos da vida adulta, começar a poupar desde cedo pode fazer a diferença na realização de projetos futuros.

 

O hábito de guardar dinheiro, permite que as famílias se organizem financeiramente e aproveitem o tempo como aliado na formação de patrimônio. Mais do que acumular recursos, a iniciativa também representa uma oportunidade de ensinar às crianças a importância do planejamento e de uma relação saudável com o dinheiro desde muito cedo.


 

Poupança como primeiro passo

 

Entre as alternativas disponíveis, a poupança continua sendo uma das modalidades mais conhecidas pelos brasileiros, especialmente pela simplicidade, segurança e facilidade de acesso. Para famílias que desejam iniciar uma reserva para os filhos, ela pode representar o primeiro passo na construção desse hábito.

 

Na Ailos Cooperativa Únilos, por exemplo, os cooperados podem realizar aplicações diretamente pelo aplicativo Ailos ou nos postos de atendimento. A modalidade oferece liquidez, isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas e cobertura do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), respeitando os limites e as condições de garantia.

 

““A poupança é uma excelente porta de entrada para quem deseja começar a guardar dinheiro, ajudando a criar o hábito de poupar e a transformar planos e sonhos em realidade com segurança e transparência", destaca Marcos Junior Viera, Coordenador de Produtos e Negócios da Ailos Cooperativa Únilos.


 

Previdência para construir oportunidades futuras

 

Quando o objetivo é formar uma reserva de longo prazo, a previdência complementar surge como outra alternativa. Além da aposentadoria, os planos podem ser utilizados para organizar recursos destinados à formação acadêmica, à aquisição de um imóvel ou a outros projetos da vida adulta.

 

Na Quanta Previdência, entidade de origem cooperativa, cerca de 24 mil participantes têm menos de 18 anos, o equivalente a aproximadamente 10% da base considerada no levantamento da instituição. O número evidencia a participação das novas gerações no planejamento previdenciário das famílias.

“Há um movimento silencioso e transformador de famílias que estão escolhendo dar como presente não apenas algo para o agora, mas um futuro de oportunidades. Ao antecipar o olhar para o futuro, a previdência deixa de ser sinônimo de aposentadoria e passa a ser um instrumento que dá autonomia e protege sonhos”, afirma Wagner Oliveira, head de Negócios Cooperativos da Quanta Previdência e especialista em Investimentos e Previdência Complementar. 

 

Um exemplo é o do médico João Luiz Kras Borges, participante do plano Precaver desde 2011. Ele decidiu estender o planejamento financeiro aos netos Laura, Mariana, Pedro e Marina, com o objetivo de que cada um tenha R$ 300 mil acumulados ao completar 30 anos.

 

“É mais do que uma herança: é um estímulo à responsabilidade com o próprio futuro. Sempre acreditei que o melhor exemplo é o que fazemos, e não o que dizemos. Planejar é um ato de amor e liberdade”, afirma.


 

Educação financeira começa em casa

 

Independentemente da modalidade escolhida para construir uma reserva, a educação financeira é fundamental para que as crianças compreendam, desde cedo, a importância de poupar e planejar. Conversar sobre o valor do dinheiro, estabelecer objetivos e ensinar a diferença entre necessidades e desejos são atitudes que contribuem para desenvolver hábitos financeiros mais saudáveis.

 

“A educação financeira é o alicerce para que famílias tomem decisões com clareza e segurança. Quando desenvolvida desde cedo, fortalece a relação com o dinheiro e apoia a construção de uma vida financeira equilibrada”, destaca Vivian Anschau, gerente de Educação Financeira da Unicred.

 

Segundo a especialista, o relacionamento próximo das cooperativas com os cooperados também contribui para esse processo, por meio de orientação financeira contínua e iniciativas educativas que estimulam escolhas mais conscientes.

 

Neste Dia das Crianças, a reflexão vai além do presente: seja por meio da poupança, da previdência complementar ou de pequenos hábitos cotidianos, ensinar a importância do planejamento financeiro é também uma forma de preparar as novas gerações para tomar decisões com mais autonomia e segurança no futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário