▼

quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Estreia à altura da causa


“Se Eu Soubesse Antes,  Documentário sobre Lipedema”

            Estreia à altura da causa



Primeira minissérie documental brasileira dedicada a ampliar a conscientização sobre a condição, que afeta cerca de 10 milhões de mulheres no país, por meio de histórias reais.

O lançamento de Se Eu Soubesse Antes – Documentário sobre Lipedema, realizado ontem (23), no Teatro YouTube, em São Paulo, reuniu no palco nomes que vêm contribuindo para ampliar a conscientização sobre o lipedema no Brasil. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, participou do encontro ao lado do Dr. Fábio Kamamoto, diretor do Instituto Lipedema Brasil, e de Gabriela Luciana, presidente da ONG Movimento Lipedema, braço social do Instituto e responsável pela iniciativa. O momento reforçou a proposta da minissérie de levar o tema para além do ambiente médico, compartilhando informação, experiências reais e promovendo o diálogo com mais de 150 presentes. A produção conta com seis episódios, que serão disponibilizados gratuitamente no canal da ONG Movimento Lipedema no YouTube. 

O primeiro episódio foi disponibilizado após o evento, e o segundo está previsto para 30 de setembro, dando continuidade à série de histórias e informações sobre o lipedema.

A minissérie acompanha as histórias de Tatiana Maranhão, Gabriela Martinez e Tamiris De Sá, três mulheres com trajetórias distintas diante do lipedema. A produção aborda o diagnóstico tardio, os impactos emocionais, tratamentos, cirurgia, mudanças de hábitos, discriminação e a busca por informação e acolhimento.

O projeto é uma iniciativa da ONG Movimento Lipedema, braço social do Instituto Lipedema Brasil, que atua na conscientização sobre a condição e na ampliação do acesso à informação. A proposta com o documentário é levar o tema para além do ambiente médico e colocar o lipedema sob a luz da sociedade, mostrando, por meio de experiências reais, como o desconhecimento pode impactar a vida das mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário