Experiência paulista foi selecionada em mostra realizada na OPAS e destacou o uso da informação pública para ampliar a vacinação e enfrentar a desinformação
A campanha “São Paulo: todos contra a
febre amarela” foi reconhecida como um dos cinco principais cases de
comunicação em saúde do país durante a II Mostra de Experiências Exitosas da
Gestão Estadual do SUS para Recuperação das Coberturas Vacinais, realizada na
sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília. A experiência
paulista, apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, destacou
o uso da informação pública e da mobilização social para ampliar a vacinação e
enfrentar a desinformação.
O evento, promovido pelo Conselho
Nacional de Secretários de Saúde (Conass), esta semana, reuniu representantes
das secretarias estaduais de saúde de todo o país para compartilhar estratégias
voltadas ao fortalecimento da imunização no Brasil.
A campanha foi desenvolvida pelas
Secretarias de Comunicação e da Saúde do Governo de São Paulo, em 2025, em
resposta ao aumento de casos de febre amarela no Estado e reforçou a
importância da informação qualificada, da atuação integrada entre áreas
técnicas e de comunicação e do uso de estratégias direcionadas para mobilizar
diferentes públicos. O vídeo da campanha está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IplWa9KaUT4.
Apresentada na sessão dedicada às
campanhas de comunicação e ao enfrentamento da desinformação, a experiência
paulista teve como tema “Informação, mobilização e vacina: comunicação pública
na prevenção da febre amarela em São Paulo”. A iniciativa mostrou como a
comunicação em saúde foi usada para orientar a população, ampliar o alcance das
mensagens sobre vacinação e apoiar as ações de prevenção e controle da doença
no estado.
A mobilização contribuiu diretamente
para a ampliação do número de vacinados no território paulista. Nos meses de
janeiro e fevereiro de 2025, o estado registrou a aplicação de 371,1 mil doses
contra a febre amarela, volume 36,8% superior ao contabilizado no mesmo período
do ano anterior. Em fevereiro, mês de maior intensidade da campanha, o
crescimento chegou a 66,2%, passando de 116.381 para 193.395 doses aplicadas. O
resultado reforça o papel da comunicação pública como ferramenta estratégica
para ampliar o acesso à informação, combater a desinformação e incentivar a
adesão às vacinas.
Além do case de comunicação, a
Secretaria também apresentou, na área de sistemas de informação e integração de
dados, o trabalho “Interoperabilidade de Dados Vacinais para a Rede Nacional de
Dados em Saúde (RNDS)”, abordando o apoio do Estado aos municípios paulistas
para superar barreiras no envio de registros vacinais, qualificar as
informações e aprimorar o monitoramento das coberturas.
A SES-SP também participou do painel
sobre o Incentivo à Gestão Municipal do SUS Paulista (IGM SUS Paulista),
estratégia de apoio financeiro aos municípios que inclui indicadores
relacionados à vacinação entre as metas prioritárias de saúde.
Com três experiências selecionadas para
a mostra, São Paulo destacou ações voltadas à comunicação pública, à integração
de dados e ao apoio financeiro aos municípios como frentes complementares para
recuperar coberturas vacinais e fortalecer as ações de imunização no SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário