domingo, 30 de novembro de 2025

Enriquecimento ambiental: veterinária explica como garantir que gatos

Alimentação adequada e ambiente atrativo formam dois importantes pilares da saúde integral dos felinos

 

A rotina dos gatos domésticos mudou, mas suas necessidades comportamentais continuam desafiando tutores e profissionais. Em apartamentos cada vez mais fechados, permitir que os felinos expressem seus comportamentos naturais como explorar, escalar, caçar e descansar em locais seguros, deixou de ser apenas entretenimento: tornou-se parte fundamental da saúde física e emocional dos gatos. 

Clínicas, bem como médicos-veterinários especializados em comportamento e medicina felina reforçam que compreender essas necessidades é essencial para promover qualidade de vida. A médica-veterinária de Guabi Natural, Mayara Andrade, explica que cuidar de um gato vai além da alimentação: é compreender sua natureza ativa e investigativa, que remete aos comportamentos típicos de seus ancestrais caçadores. Segundo ela, mesmo vivendo em ambiente doméstico, os gatos seguem buscando desafios, movimento e estímulos. “É fundamental conhecer e respeitar a natureza dos felinos para definir a melhor estratégia de manejo e alimentação, promovendo saúde, bem-estar e estímulos compatíveis com seus comportamentos naturais”, destaca. 

No Brasil, a população felina vem crescendo de forma consistente. Dados do IBGE já apontavam 22,1 milhões de gatos domiciliados em levantamentos anteriores, e estimativas mais recentes do setor indicam que esse número já supera 27 milhões de animais. Diante desse avanço, garantir que os gatos possam expressar seus instintos naturais, por meio de ambiente adequado, estímulos e rotina torna-se um fator essencial para uma vida mais longa, saudável e equilibrada. 

“Nutrição e enriquecimento ambiental caminham juntos. Assim como eles precisam de uma alimentação adequada para uma vida longa e saudável, o ambiente enriquecido alimenta a mente e desperta o instinto dos felinos”, explica Mayara. 

Veterinária destaca pilares para o bem-estar integral do gato: 

- Movimento e verticalização: prateleiras, tocas, arranhadores para as unhas, caixas de papelão e pontos de observação que estimulam o instinto de caça, fornecendo rotas de fuga e segurança; a rotina também deve incluir cuidados de higiene, como a escovação regular dos pelos, que contribui para o conforto, a saúde da pele e a prevenção de bolas de pelo; 

- Enriquecimento alimentar: comedouros lentos, dispensadores, brinquedos que transformam a hora da refeição em uma verdadeira “caçada”, estimulando o instinto e prolongando o gasto de energia bem como a inclusão de alimentos úmidos; 

- Estímulos sensoriais: sons, aromas (ervas seguras como catnip e difusores de ferormônio) e luz natural que ajudam a manter o equilíbrio emocional e reduzir o estresse e a monotonia; 

- Interação e vínculo: brincadeiras guiadas (com varinhas e penas ou brinquedos com pelúcia que simulem caça) e rotinas previsíveis fortalecem a confiança entre gato e tutor; 

- Ambiente funcional: cada área da casa deve respeitar a natureza do gato, garantindo que locais de alimentação, sono, brincadeira e caixa de areia (em locais tranquilos) estejam separados. 

Segundo Mayara Andrade, o enriquecimento ambiental deve ser entendido como um componente essencial da saúde preventiva dos gatos. Ele atua diretamente na redução do estresse, na estimulação mental contínua, na prevenção de comportamentos indesejados e no suporte à saúde física, já que incentiva movimento e gasto energético. Em conjunto com uma dieta equilibrada e acompanhamento veterinário, contribui para gatos mais ativos, saudáveis e longevos.

A veterinária destaca ainda que essas práticas precisam ser adaptadas ao longo da vida especialmente na fase sênior, quando estímulos mais suaves, acesso facilitado a áreas elevadas e atividades mentais direcionadas ajudam a manter a qualidade de vida, a cognição e o conforto dos gatos idosos.
 

“O bem-estar é um conceito amplo: começa no comedouro e se estende por todo o ambiente. Enquanto a alimentação adequada fornece energia e nutrientes essenciais, a gatificação oferece propósito, estímulo e saúde mental, completando o ciclo da saúde integral felina. Por isso, a orientação de um profissional especializado é fundamental para que tutor e veterinário definam juntos a melhor estratégia nutricional e de enriquecimento ambiental para cada gato”, destaca a médica-veterinária.


Guabi Natural


Nenhum comentário:

Postar um comentário