quarta-feira, 30 de abril de 2025

Onça-pintada é transportada gratuitamente de Boa Vista para Brasília pelo Avião Solidário da LATAM

Onça-pintada, em Boa Vista, antes de ser
transportada pelo Avião Solidário da LATAM
 Crédito: Ibama.
Transporte reduziu para cerca de 4 horas um deslocamento que levaria aproximadamente 7 dias por via terrestre; Na capital federal, felino irá participar de um programa de soltura 

Em 13 anos de existência, programa da LATAM já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil

 

Uma fêmea de onça-pintada (Panthera onca), um dos maiores felinos das Américas e símbolo da biodiversidade brasileira, acaba de ganhar um novo lar. Na terça-feira (29/4), o programa Avião Solidário da LATAM realizou, em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o transporte gratuito do animal de Boa Vista (RR) para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Distrito Federal, onde foi acolhido e está recebendo os cuidados necessários para participar de um programa de soltura. 

O felino foi apreendido em janeiro deste ano em um sítio na região de Novo Progresso, no Pará, após uma denúncia. Foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Santarém e, posteriormente, transferido para a unidade do Ibama em Boa Vista, onde permaneceu até o momento do transporte. 

O deslocamento aéreo realizado pela LATAM Cargo foi fundamental para garantir mais conforto e segurança à onça, reduzindo para cerca de 4 horas um trajeto que, por vias terrestres, levaria aproximadamente 7 dias.

 

AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL 

Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul, desde 4 de maio de 2024. 

O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.


 

Grupo LATAM

www.latam.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário