A otimização é um dos principais objetivos das
empresas, incluindo o setor varejista. Nesse contexto, a automação emerge como
uma resposta para essa busca, impulsionada por um leque de tecnologias que
prometem revolucionar desde a operação logística até a experiência de compra do
consumidor. E é na oportunidade de integrar processos, reduzir custos e
personalizar as interações que a automação ganha espaço central na tomada de
decisões estratégicas de varejistas que almejam o sucesso em um mercado cada
vez mais competitivo.
É
importante lembrar que a automação neste setor não é um conceito novo, mas,
diante da sua evolução e da crescente acessibilidade a novas tecnologias, seu
impacto tem sido cada vez mais significativo. De acordo com o relatório da
Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de automação de varejo foi estimado
em US$ 17,46 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 37,38 bilhões até 2029,
crescendo a um CAGR de 14,66% durante o período de previsão (2024-2029).
Diante
deste cenário, há diversas ferramentas e sistemas que estão remodelando o setor
e, em alguns casos, impactando diretamente a experiência do cliente. É possível
perceber isso com o self-checkout, que reduz filas em lojas físicas; os totens
interativos, que facilitam a busca por produtos; o estoque integrado, que
garante a disponibilidade; e o atendimento via IA ou QR Code, que agiliza a
obtenção de informações, entre outras infinitas possibilidades que o universo
da automação traz.
Essa
facilidade e eficiência também podem ser encontradas no ambiente online através
da personalização por IA, das recomendações inteligentes, do atendimento 24/7
por chatbots, das atualizações automatizadas de pedidos e da proatividade da
análise preditiva, que elevam a satisfação e a fidelidade do cliente.
Para
além do efeito que se tem sobre o consumidor final, ela também contribui
significativamente para a redução de custos operacionais, isso porque há uma
otimização do estoque e a implementação de uma logística mais inteligente. Com
isso, ao automatizar os processos, é possível diminuir etapas que geram uma
burocracia desnecessária, aumentando, assim, a produtividade. Os lucros também
usufruem de uma melhoria, visto que é possível reduzir perdas e fraudes e ter
uma tomada de decisões mais assertiva baseada em dados.
Apesar
dos benefícios, a automação no varejo apresenta desafios, entre eles, o alto
custo inicial, a complexa integração com sistemas legados, e uma possível
resistência de colaboradores, que pode exigir uma atenção maior na gestão e no
treinamento. Outro fator que as empresas também enfrentam é a falta de
profissionais qualificados, o que é importante para saber lidar com dilemas que
virão a surgir.
Para
enfrentar tanto questões técnicas quanto culturais, é importante buscar o
auxílio de uma consultoria. Afinal, com ela, será possível estabelecer uma
implementação e planejamento estratégico que serão mais eficazes, contando com
profissionais experientes irão conseguir visualizar a melhor solução para os
problemas que a empresa possuir.
A
automação não é apenas uma tendência no varejo, mas sim uma transformação
fundamental que está moldando a forma como as empresas operam e competem. Os
varejistas podem aproveitar o poder da automação para otimizar seus processos,
aprimorar a experiência do cliente e construir um futuro mais eficiente e
próspero.
Tailan Oliveira -CRO da ALFA Consultoria.
ALFA Consultoria – SAP Gold Partner
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