quinta-feira, 6 de março de 2025

Rouquidão pós-festas: otorrino ensina como recuperar a voz após o excesso de uso


Depois do Carnaval, muitas pessoas sofrem com a rouquidão e até mesmo com a perda temporária da voz. O excesso de fala, gritos e até consumo de bebidas alcoólicas podem irritar as pregas vocais, resultando em desconforto e dificuldades para se comunicar nos dias seguintes. Segundo o otorrinolaringologista Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros, o abuso vocal pode levar a uma inflamação temporária das pregas vocais, conhecida como laringite aguda, que provoca rouquidão, cansaço ao falar e até dor na garganta. Em casos mais graves, o esforço repetitivo pode causar lesões como nódulos ou pólipos, exigindo acompanhamento médico. 

As dicas do médico para recuperar a voz após festas é abusar da hidratação já que o consumo adequado de água mantém a mucosa das pregas vocais lubrificada, facilitando a recuperação da voz. “Ainda vale dar uns dias de descanso à voz já que o silêncio é um dos melhores remédios para recuperar a saúde vocal e evitar o uso de cafeína e álcool pois essas substâncias podem ressecar as pregas vocais e gerar refluxo de ácido do estômago, prolongando a rouquidão”, avisa o médico. 

Dr. Bruno ainda indica fazer inalação com soro fisiológico ajuda a hidratar a garganta e a aliviar a inflamação e não cair em ciladas do uso de pastilhas, uma vez que nem todas ajudam na recuperação da voz. Algumas possuem substâncias que mascaram a irritação, incentivando o abuso vocal. 

Caso a rouquidão persista por mais de 10 dias, o Dr. Bruno Barros alerta que é fundamental buscar um otorrinolaringologista. “Se a voz não melhorar espontaneamente, é preciso investigar se há algum problema subjacente, como refluxo, infecções ou até lesões nas pregas vocais”, reforça o médico.
 

 

FONTE:

Bruno Borges de Carvalho Barros - Médico otorrinolaringologista pela UNIFESP Professor Medcel Pós-graduação pela UNIFESP. Especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário