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A NRF Retail’s Big Show 2025, maior evento global
do setor varejista, ocorreu em janeiro, em Nova Iorque, reunindo especialistas
para discutir as principais tendências do mercado. Entre os participantes
estavam os empresários paranaenses Emilio Silva, CEO da Datasoul, e Eduardo
Córdova, CEO do market4u, que trouxeram suas análises e experiências
diretamente para os membros do Masterboard
Club, em Curitiba.
Durante o evento, Emilio Silva e Eduardo Córdova destacaram os principais aprendizados da NRF 2025 e como essas tendências devem impactar o mercado brasileiro.
A Datasoul atua na transformação digital de empresas de médio e grande porte, já tendo implementado mais de 300 projetos em 14 países ao longo de 15 anos. Para Emilio Silva, CEO da empresa, o varejo de 2025 será baseado no equilíbrio entre tecnologia, personalização e responsabilidade ambiental.
“Os consumidores buscarão conexões autênticas com
as marcas, valorizando empresas que promovem um senso de comunidade. Além
disso, a inteligência artificial substituirá aplicativos individuais, tornando
a experiência de compra mais fluida. Outro ponto essencial será a liderança das
marcas em iniciativas ambientais, com produtos mais duráveis e sustentáveis”,
explica Emilio, que alerta, no entanto, para o risco de uma fadiga digital no
varejo. “O excesso de tendências virais fará com que os consumidores valorizem
cada vez mais a nostalgia e o storytelling como diferenciais competitivos”,
ressalta.
Cinco tendências que vão transformar o varejo em 2025
O market4u é a maior microfranquia do Brasil, com mais de 2.185 lojas e 600 franqueados pelo país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Eduardo Córdova, CEO da marca, compartilhou cinco tendências fundamentais para o setor varejista em 2025:
1-Inteligência Artificial (IA) e automação - Agentes de IA irão revolucionar a organização dos centros de distribuição e a experiência de compra, aumentando a eficiência e reduzindo custos.
2-A evolução das lojas físicas - Apesar do crescimento do e-commerce, 80% das compras ainda acontecem presencialmente. Para atrair consumidores, as lojas precisarão se tornar espaços de experiência e entretenimento.
3-Uso estratégico de dados - A capacidade de coletar e interpretar dados será decisiva para oferecer ações personalizadas e eficazes.
4-Propósito como fator de competitividade - Empresas com missões claras e consistentes terão vantagem competitiva, pois isso fortalece o engajamento de consumidores, colaboradores e parceiros.
5-Novas tecnologias para otimização do varejo - Inovações como pulseiras inteligentes, self-checkouts automatizados e robôs de entrega já são realidade em alguns países e devem ganhar espaço no Brasil nos próximos anos.
Segundo Eduardo Córdova, antes de adotar essas tecnologias, os varejistas precisam garantir que seus processos internos estejam organizados. “O primeiro passo é estruturar a base do negócio. Não adianta investir em IA se a empresa não coleta e organiza bem seus dados”, alerta o CEO do market4u.
O encontro foi promovido pelo Masterboard Club, uma
comunidade criada em 2017 que fomenta a troca de experiências, aprendizado e
conexões estratégicas entre empresários.
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