· Criminosos aproveitam o período de pagamento do imposto para aplicar golpes;
· Quatro em
cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos no Brasil em 2024, 32%
deles em “pagamento de boleto falso ou pix”.
Os golpistas
estão aproveitando o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de
Veículos Automotores (IPVA) para intensificar suas atividades. Normalmente por
meio de e-mails ou mensagens de texto contendo informações direcionando a
pagamentos ou confirmação de informações, os criminosos têm o objetivo de obter
ganho financeiro ou roubar dados das vítimas. Segundo o “Relatório de
Identidade Digital e Fraude 2024” da Serasa Experian, primeira e maior datatech
do país, quatro em cada 10 pessoas já caíram em fraudes de diversos tipos,
sendo “pagamento de boleto falso ou pix” a segunda mais comum (32%) atrás
apenas de “uso de cartão de crédito por terceiro ou cartões falsificados”
(39%). Do total de consumidores lesados, 57% tiveram perda financeira de R$
2.288 em média.
“Além de lesar
financeiramente os consumidores, os golpistas também podem obter crédito em seu
nome sem que eles tenham consciência disso. Esse tipo de crime pode acarretar
problemas para a vítima. A conscientização e a adoção de práticas seguras são
fundamentais para reduzir a vulnerabilidade da população. Para as empresas,
combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a
conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais
barrar a ação de golpistas”, explica Caio Rocha, Diretor de Autenticação e
Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
Como
se proteger dos golpes
Para ajudar os
consumidores a se protegerem, a Serasa Experian recomenda:
· Sempre
verificar a autenticidade dos boletos, conferindo se os dados do beneficiário
correspondem aos do órgão oficial responsável pelo IPVA em seu estado;
· Evitar
clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais que
prometam facilidades no pagamento do IPVA. Golpistas frequentemente utilizam
nomes de instituições como DETRAN e Senatran para criar sites falsos e coletar
dados pessoais, senhas e informações de cartão de crédito;
· Desconfiar
de ofertas vantajosas que ofereçam descontos ou facilidades no pagamento do
IPVA para atrair vítimas;
· Garantir
que os documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
· Ter
atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes
sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que
contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário
perceba;
· Cadastrar
chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário,
Internet Banking ou agências;
· Não
fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não
realizar transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Incluir
as informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se
trata de um ambiente seguro;
· Manter
os dados pessoais seguros e atualizadas para evitar inconsistências cadastrais,
que foram responsáveis por 58,1% das tentativas de fraude evitadas em outubro
de 2024;
· Monitorar
o CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Para
as empresas evitarem fraudes, especialistas da Serasa Experian dão as seguintes
dicas:
· Investir
em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança
das operações da empresa;
· Garantir
uma proteção em camadas, considerando que, em um ambiente de negócios cada vez
mais digital e interconectado, as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente, e
garantir soluções combinadas que possam identificá-las e combatê-las não é
apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
· Garantir
a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a
partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e
ameaças das fraudes;
· Entender
profundamente o perfil dos usuários e buscar constantemente minimizar pontos de
fricção na jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer
a segurança;
· Utilizar
a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma
orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduzir perdas e
permitir uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
experianplc.com
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