sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

50% dos profissionais precisam de requalificação em função da inteligência artificial

Especialista detalha as novas habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho

 

Um artigo publicado pelo World Economic Forum, intitulado “These are the top 10 job skills of tomorrow – and how long it takes to learn them”, em português “Estas são as 10 principais competências profissionais do futuro – e quanto tempo demora a aprendê-las”, afirma que metade dos profissionais precisaria, até o presente ano de 2025, passar por requalificação devido ao avanço das novas tecnologias. 

A pesquisa também revela que cerca de 40% dos trabalhadores necessitarão de requalificação para enfrentar novos desafios profissionais. “As habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas são destacadas pelos empregadores como essenciais para os próximos anos. Além disso, estão se tornando cada vez mais importantes competências de autogerenciamento, tais como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade”, afirma o especialista em negociação e palestrante, Marcus Coelho.

Nesse cenário, muitos se perguntam: como posso me preparar para não apenas sobreviver, mas prosperar nesse novo mundo? Sim, a resposta pode estar nas habilidades interpessoais, habilidades que oferecem o potencial de nos diferenciar dos empregos que estão cada vez mais automatizados.


Soft Skills e Hard Skills 

As habilidades interpessoais, as soft skills, são aquelas ligadas à natureza humana, como comunicação, empatia, resiliência, inteligência emocional, criatividade, negociação e liderança. “Elas nos permitem manter eficientes relacionamentos com os outros e solucionar problemas de maneira criativa. Por outro lado, as habilidades técnicas, as hard skills, são aquelas que envolvem conhecimentos específicos sobre ferramentas, equipamentos, processos, tecnologias, incluindo, por exemplo, programação digital, contabilidade, economia, habilidades médicas, enfermagem, odontologia ou qualquer outra competência baseada nessa categoria de conhecimento”, destaca Coelho.
 

Importância das habilidades interpessoais 

Coelho ainda cita o Professor Andrea Iorio, da Fundação Dom Cabral, que em recente artigo registrou o seguinte: "O Instituto Dale Carnegie fez uma pesquisa em que perguntou a líderes quais habilidades eles acreditam que precisarão para se manterem competitivos à medida que a IA e a automação se tornam mais comuns. Sete em cada 10 escolheram habilidades interpessoais (de comunicação, pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe) em vez de hard skills (73% a 27%). Por exemplo, 69% dos líderes dizem que as habilidades de comunicação são vitais, mas apenas 40% dos entrevistados dizem que receberam treinamento em skills de comunicação recentemente. Da mesma forma, 64% dos líderes enfatizam as habilidades de criatividade, enquanto apenas 30% dos entrevistados receberam treinamento em criatividade nos últimos três anos. Outras lacunas significativas incluem pensamento crítico (apenas 27% receberam treinamento) e inteligência emocional (apenas 19)." 

Assim, continua Coelho, “previsões sugerem que, na era da IA, as habilidades interpessoais emergirão como cada vez mais importantes. À medida que trabalhos cada vez mais técnicos migram para as máquinas, a capacidade de colaborar e pensar criativamente se destacará como diferenciais importantes. As empresas estão cada vez mais conscientes disso. De acordo com um estudo conduzido pela consultoria Deloitte, as habilidades interpessoais se tornarão gradualmente um dos aspectos principais para avaliar candidatos e funcionários. Basta observar agora os processos de seleção em que os testes psicométricos são usados rotineiramente para avaliar esse tipo de habilidade ao lado de exercícios práticos que simulam problemas reais. 

“Ao nos aproximarmos da era da inteligência artificial, precisamos ter os dois lados da moeda com habilidades interpessoais, investindo igual tempo junto às habilidades técnicas”, completa Coelho.


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