Avanços regulatórios, como em discussão
no Brasil, podem ampliar casos de uso de cripto para gastos com entretenimento
e compras
À
medida que as criptomoedas ganham aceitação global, muitos viajantes estão
explorando como usar ativos digitais, como Bitcoin, para planejar suas férias.
Desde a reserva de voos e acomodações até refeições e entretenimento, as
criptomoedas são uma forma inovadora de gerenciar despesas de viagem.
A
Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo em volume de negócios e número
de usuários, tem ampliado a possibilidade de transações cotidianas com
criptomoedas. Por meio do Binance Pay, a exchange facilitou o uso dos criptoativos para pagamentos de
produtos e serviços. Atualmente, agências de viagens, varejistas, imobiliárias,
empresas de games, companhias aéreas e outras empresas têm aceitado esses
ativos como forma de pagamento, aproveitando a alta rapidez na liquidação e
baixos custos.
Turismo
No
último ano a exchange obteve dois marcos regulatórios na América Latina. No
Brasil, a Binance recebeu autorização do Banco Central do Brasil para a
aquisição da corretora Sim;paul e se tornou a primeira plataforma de
criptomoedas a deter uma licença de corretora de valores mobiliários no país.
Em outubro, a plataforma foi incorporada ao Registro de Provedores de Serviços
de Ativos Virtuais (PSAV) da Argentina e obteve o registro no país.
A
crescente presenças das exchanges no mercado latino abrem caminho para a
aceitação do pagamento por cripto para atividades cotidianas. O setor de
turismo segue na dianteira.
Um
exemplo é a parceria da Binance Pay com a Despegar, agência de viagens online
líder na América Latina, que se tornou a primeira da região a aceitar
criptomoedas para pagamentos de todos os seus serviços. Desde que iniciou sua
parceria com o Binance Pay em 2023, a empresa testemunhou uma tendência de alta
significativa nos pagamentos com ativos digitais, liderados pelas compras de
voos e pacotes de viagens. Os principais destinos incluem Buenos Aires, Rio de
Janeiro e Cancún e, notavelmente, 51% dessas transações foram feitas por meio
do aplicativo Decolar, principalmente por usuários iniciantes com menos de 35
anos.
Pesquisa
do Crypto Adoption Report apontou que empresas de turismo
lideram quando se trata da adoção de criptomoedas. Cerca de 11,54% dos negócios
no setor já aceitam pagamentos via blockchain, ação que tem permitido que
agências de viagens apresentem vantagens competitivas por meio do
desenvolvimento de programas de fidelidade, da agilização de pagamentos e da
tokenização de serviços.
A plataforma
Travala permite aos usuários reservar acomodações, voos e atividades com
criptomoedas. De janeiro de 2023 a janeiro de 2024, o volume de transações para
reservas em cripto na empresa aumentou 46%. A agência online também permite
pagamento via Binance Pay, frequentemente classificado entre as principais
opções. Atualmente, cerca de 80% dos usuários do site já custeiam as próprias
viagens com criptoativos.
No
dinâmico universo das viagens e do turismo, a verificação de identidade e a
prevenção de fraudes são questões cruciais para tanto os viajantes quanto as
empresas do setor. Com a multiplicação de transações em diversas plataformas,
torna-se essencial assegurar que as identidades sejam corretamente validadas,
ao mesmo tempo em que se busca reduzir o risco de fraudes. Historicamente,
esses processos têm sido gerenciados por sistemas centralizados, que, apesar de
funcionais, são suscetíveis a falhas, violações de dados e ineficiências.
A
empresa Alternative Airlines, por exemplo, inovou ao permitir que os usuários
reservem voos de mais de 600 companhias aéreas usando criptomoedas. Enquanto
empresas como American Airlines, Delta, Lufthansa ou Ryanair não aceitam
pagamentos diretos em bitcoin, a Alternative Airlines funciona como uma ponte
para aqueles que desejam expandir as formas de consumo no mercado de turismo e
adquirir uma passagem da companhia que deseja com criptomoedas.
Presentes
em cripto
O universo dos presentes e dos cartões-presente testemunhou um
crescimento substancial no uso de criptoativos nos últimos anos, destacando o
papel destes ativos em diversificar e aumentar a acessibilidade das formas de
pagamentos.
No
Brasil, o Binance Pay reforça a utilidade das criptomoedas no mundo real. Os
gift cards permitem que qualquer pessoa compre alimentos e bebidas em
estabelecimentos como Casa Santa Luzia e Zé Delivery, assim como presentes na
Imaginarium. Também podem comprar roupas, acessórios e artigos esportivos em
lojas como Renner, TipTop, Nike, Shoulder, Dress To, New Era, Aramis, Corello,
Vans, Zinzane e Centauro.
Os
artigos de luxo também estão na lista, com a Vivara como opção. Além disso,
serviços como iFood, Hotels.com, Airbnb, Spotify, Netflix e Google Play podem
também ser pagos com criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. Restaurantes como
Outback e diversas lojas de diferentes segmentos, incluindo Tok & Stok,
NorVPN, Americanas, Shopee, Submarino e Casas Bahia, complementam a vasta gama
de possibilidades, demonstrando sua versatilidade e crescente aceitação no
comércio nacional.
Crescimento
do setor de luxo
Segundo
um relatório desenvolvido pela Hanley & Partners, a alta do Bitcoin no ano de 2024 fez
cerca de 14 mil novos milionários, chegando a um total de 172 mil milionários
de criptomoedas mundiais. O cenário é um motor importante para essa tendência,
já que muitos buscam utilizar sua riqueza digital para experiências de viagem
de luxo.
Marcas
de luxo têm começado a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, visando
atrair uma nova clientela de investidores em criptoativos. Recentemente, a loja
de departamento francesa Printemps anunciou uma parceria com a Binance e a
empresa financeira Lyzi para aceitar criptomoedas, incluindo bitcoin e
ethereum, em suas lojas na França, tornando-se o primeiro grande varejista
europeu a adotar essa opção. Outras marcas de luxo também estão seguindo a
tendência, como a S.T. Dupont, que planeja aceitar criptomoedas em suas lojas
de Paris, e a Virgin Voyages, que passou a aceitar bitcoin para a venda de um
passe anual de cruzeiro.
Além
disso, grandes nomes do setor de moda, como Gucci e Balenciaga, estão
incorporando pagamentos em criptomoedas em sua estratégia. Desde 2022, a Gucci
passou a aceitar 10 tipos de criptomoedas nos Estados Unidos, enquanto a
Balenciaga lançou um acessório de couro especialmente projetado para armazenar
o hardware de criptowallet da Ledger. Essas movimentações refletem o crescente
interesse das marcas de luxo em atrair uma nova geração de consumidores,
especialmente os mais jovens e os investidores em criptomoedas.
Para
os viajantes, a adoção de soluções de verificação de identidade baseadas em
blockchain pode oferecer mais controle sobre seus dados pessoais. Ao invés de
depender de intermediários para armazenar informações sensíveis em bancos de
dados centralizados, que podem ser alvo de ataques, a tecnologia blockchain
possibilita que as identidades sejam gerenciadas e protegidas em redes
descentralizadas. Com isso, os viajantes só precisam fornecer credenciais
verificadas a empresas de turismo ou autoridades governamentais quando
necessário, diminuindo o risco de exposição indevida de seus dados.
Para mais informações, visite: Link
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