terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Quer ser promovido em 2025?

Especialista em comunicação corporativa Juliana Algodoal dá 7 dicas de aprimoramento da habilidade comunicacional para quem planeja novos desafios na carreira  

 
A evolução na carreira precisa ser acompanhada do avanço na competência comunicativa. Afinal, a forma de se comunicar de um profissional está, em vários aspectos, profundamente conectada com o papel que ele desempenha no contexto organizacional. 

Assim, quem já projeta o ano de 2025 almejando uma promoção tem de estar atento a esta soft skill tão importante que é a habilidade de usar a comunicação de forma inteligente. Por sinal, trata-se de um tipo de aprimoramento a ser trabalhado continuamente, sob o preceito do lifelong learning. “É uma competência que precisa ser desenvolvida sempre, ao longo de toda a jornada da carreira”, ressalta a especialista em comunicação corporativa Juliana Algodoal. 

Particularmente para ocupar posições de liderança, a capacidade de se comunicar requer características que amplifiquem e reverberem as mensagens a ser transmitidas em níveis de penetração bem mais extensos e diversos. “A fala do líder tem um impacto maior na estrutura organizacional”, diz Juliana Algodoal. 

A especialista destaca que “a competência comunicativa está diretamente ligada à consciência da liderança sobre o papel que ela ocupa na cadeia produtiva”. É o que chama de responsabilização sobre o impacto da mensagem que esse líder transmite em sua fala. 

Quanto mais o profissional sobe na hierarquia da organização, mais o que ele comunica diz respeito não só a ele próprio, mas ao papel que representa. Esse conteúdo tem ido muito além de conhecimentos técnicos, abrangendo linhas de pensamento e de valores. 

Planejamento, então, é fundamental para se comunicar, sobretudo à medida que a carreira é trilhada níveis acima, e quem demonstra estar preparado para falar em nome de uma marca ou empresa aumenta consideravelmente suas chances de ser promovido.

Dentro do escopo de preparação contínua da capacidade comunicativa, Juliana Algodoal lista ações práticas para associar essa evolução às progressões na carreira profissional:


1. Ler mais, sobre diversos temas, o que ajuda a aumentar o vocabulário não só da linguagem em si, mas de pensamento em geral;

2. Estabelecer uma rotina de autoavaliação, analisando a performance em vídeos nas redes sociais, palestras e entrevistas, para identificar gaps e pontos de melhoria especialmente em relação a necessidades de um novo cargo que pretenda ocupar. Essa análise precisa ser feita não como propósito de autocrítica, mas de efetivamente buscar oportunidades de evolução, que devem ser exercidas por etapas – o ideal é escolher um tópico de aprimoramento por vez;

 

3. Observar no dia a dia os momentos em que sua comunicação não é compreendida e identificar as razões dessa falta de entendimento. Ela pode se dar pela própria forma de se comunicar, que pode estar inadequada para o público-alvo que se deseja atingir;


4. Atenção à linguagem corporal e à expressão facial, que também fazem parte da comunicação. A modulação da voz, bem como a velocidade da fala e a distribuição das pausas, são igualmente importantes porque conferem emoções ao que está sendo dito, potencializando a mensagem ou eventualmente prejudicando-a;


5. A estratégia de fazer boas perguntas é crucial para uma comunicação efetiva e produtiva. Perguntas abertas, que se valem da tríade como – o que – de que, abrem espaço para o interlocutor desenvolver ideias e sinalizam um ambiente de coconstrução de soluções.

 

6. A ajuda de especialistas sempre é bem-vinda, seja em cursos em grupo nas fases iniciais da carreira, em que o convívio em turma na sala de aula ajuda no aprendizado inclusive a partir de erros e acertos dos colegas, seja através de um acompanhamento individualizado, que em geral é mais adequado para quem está em estágios mais avançados da trajetória profissional. A competência comunicativa sempre pode ser revisitada, de acordo com as metas que se pretende alcançar;

 

7. Pensar na competência comunicativa de forma autêntica e associada a valores pessoais. As comparações de evolução devem ser feitas a partir da própria performance ao longo do tempo, alcançando versões melhores de si mesmo. Outras pessoas podem ser inspiração para o processo de aprimoramento do próprio desempenho, mas o estilo e o caráter da comunicação são sempre muito individuais e únicos.

 

“A competência comunicativa muitas vezes está na sutileza”, diz Juliana Algodoal. “Não é falar mais por mais tempo, é falar na hora certa, no tempo certo, de maneira planejada e com objetivos claros. É posicionar-se com estratégia”, sintetiza a especialista.

  

Juliana Algodoal - Considerada uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, Juliana Algodoal é PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho – Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e fundadora da empresa Linguagem Direta*. Acumula mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de projetos que buscam aprimorar a interlocução no ambiente empresarial - tendo como clientes grandes companhias, como BASF, Porto Seguro, Novartis, Pfizer, Aché, Itaú, Citibank, Unimed Nacional, Samsung, dentre outras. Também é presidente do conselho administrativo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.



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