De acordo com Paulo Moratore, da Pricefy by Selbetti, as empresas que organizam um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais conquistam a atenção do público
O ano de 2025 já começou. E com muito otimismo. Mas
um alerta: o planejamento de ações e estratégias de marketing no varejo
demandam tempo. Um dos principais recursos utilizados nessa programação é o uso
de um calendário promocional para impulsionar as vendas em oportunidades
sazonais. O Carnaval neste ano só será em março. Depois, ainda no primeiro
semestre, vem Dia das Mães, em maio, e o Dia dos Namorados, no mês de junho.
Algumas companhias ainda não elaboram as suas
estratégias pensando nas vantagens de trabalhar junto de datas comemorativas.
Para mudar esse cenário, Paulo Moratore, diretor Comercial da Pricefy by
Selbetti (www.pricefy.com.br), empresa de referência que oferece tecnologia para fazer da
comunicação na loja uma experiência transformadora para colaborador e shopper,
traz importantes dicas de como o varejista pode atrair o público-alvo e
aumentar as vendas em períodos específicos. “Vencer a concorrência acirrada do
mercado é um desafio. O surgimento de novas instituições exige planejamento,
estruturação e organização para uma marca crescer”, diz.
De acordo com Moratore, as empresas que organizam
um calendário promocional e desenvolvem ações específicas para vendas pontuais
conquistam a atenção do público, além de obter a possibilidade de oferecer um
atendimento diferenciado e fidelizar o consumidor. Diante da possibilidade de
alcançar receitas mais eficientes em determinados períodos do ano, ele elaborou
uma lista de dicas que ajudam as empresas na hora de buscar os resultados
esperados. Confira abaixo:
1 - Crie promoções exclusivas
nas datas comemorativas
Os descontos são um atrativo à parte para os
clientes, oferecer preços diferenciados é uma ótima estratégia para
alcançar o público-alvo, principalmente em datas comemorativas, onde a demanda
é alta. “Os descontos podem ser determinados pela quantia de itens adquiridos,
artigos relacionados às comemorações do período do ano, cupons disponibilizados
no site ou redes sociais e, até mesmo, indicações de amigos e familiares”,
diz o executivo.
2 - Entenda o comportamento do
público-alvo
Embora seja uma questão de extrema importância para
que uma empresa alcance os resultados esperados, durante a elaboração de uma
campanha, muitas marcas não designam a atenção necessária para os estudos que
analisam como os consumidores se comportam.
Segundo Moratore, descobrir quais fatores são
significativos para os clientes, ações que mais atraem a sua atenção, épocas de
maior procura por determinados produtos e necessidades que motivam uma compra,
são apenas alguns dos principais itens que precisam ser compreendidos no
comportamento do público.
“Quando uma empresa é capaz de entender como os
seus clientes se comportam e quais são as mensagens que os convencem a fazer
uma compra, os resultados começam a aparecer. É preciso conhecer o público-alvo
e elaborar estratégias que estejam de acordo com as necessidades e atendam suas
expectativas, dentro e fora do ponto de venda”, diz Moratore.
3 - Defina o limite de cada
ação
Delimitar o intervalo de duração de cada campanha é
essencial para que aconteça um planejamento estruturado com datas para o início
e fim do período no qual a empresa vai investir em determinada data
comemorativa. “É importante prestar atenção no comportamento dos consumidores
para definir esses períodos, por exemplo, o calendário promocional de uma
livraria que vende materiais escolares precisa começar no fim do ano e terminar
depois do começo das aulas”, diz.
4 - Observe o calendário
internacional
Existem datas comemorativas que são muito famosas
ao redor do mundo, mas que não ganham tanta visibilidade no mercado brasileiro.
“Contudo, alguns consumidores estão começando a se interessar por essas
comemorações e isso pode ser uma ótima oportunidade para explorar diferentes
formas de venda”, explica Moratore. Alguns exemplos são o Halloween e o Dia de
Ação de Graças, comemorações extremamente famosas em países como os Estados
Unidos, que começam a ganhar amplo espaço em algumas cidades do Brasil.
5 - Utilize as datas para
aproximar-se do cliente
Além das promoções e vantagens oferecidas, as empresas também podem aproveitar as festividades para investir em uma comunicação mais próxima com seus clientes. “Marcas que aproveitam as informações de seus bancos de dados, como e-mails e telefones, devem utilizar ferramentas de automação para enviar mensagens de boas festas no fim do ano e, até mesmo, personalizar o contato desejando parabéns aos aniversariantes”, diz Moratore. Essas ações demonstram ao cliente o quanto a empresa se preocupa com o seu bem-estar, aproximando o relacionamento e ganhando a sua confiança.
PRICEFY
www.pricefy.com.br
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