quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Da lógica à criatividade: 5 competências que a programação ensina às crianças

Além de preparar para o mundo profissional, o estudo do universo digital viabiliza a aquisição e desenvolvimento de habilidades cognitivas fundamentais
 

Crianças e adolescentes que estudam tecnologia não apenas aprendem sobre o mundo digital, como também desenvolvem habilidades cognitivas importantes para o seu futuro como profissionais e adultos. Cursos de programação e robótica são um exemplo desse cenário, dado que viabilizam o aprendizado de uma forma avançada e flexível, trabalhando competências de raciocínio lógico, trabalho em equipe e criatividade. 

“Os cursos de programação não ensinam só a escrever códigos, mas também oferecem uma gama diversificada de habilidades valiosas aplicáveis ​​em diversas áreas da vida. Ao investir na programação para jovens, estamos, na verdade, nos preparando para um futuro digitalizado, que já tem percepções tão diferentes daquelas que aprendemos no passado”, comenta Henrique Nóbrega, CEO e fundador da Ctrl+Play, rede de franquias de tecnologia e inovação. 

O especialista traz, a seguir, cinco benefícios que a programação pode proporcionar aos pequenos. Confira:

 

Habilidades matemáticas

A programação é uma disciplina que incorpora princípios matemáticos, incluindo operações aritméticas, álgebra e geometria. Ao aprender a programar, as crianças têm a oportunidade de aplicar esses conceitos de maneira prática, o que pode contribuir para desmistificar a disciplina e aprimorar suas habilidades nela. Além disso, a prática da programação desenvolve a capacidade de analisar problemas de forma crítica e encontrar soluções, promovendo o pensamento lógico e a resolução de desafios complexos.

 

Pensamento lógico

Ao aprender programação, as crianças são introduzidas aos conceitos fundamentais de lógica e algoritmos. Isso implica compreender como organizar instruções de forma sequencial e lógica para atingir um objetivo específico. Além disso, eles aprendem a transformar problemas complexos em tarefas mais simples e manejáveis, o que facilita a abordagem e a resolução eficaz de desafios.
 

Comunicação

Trabalhar em projetos de programação envolve frequentemente a colaboração e a comunicação com outras pessoas, o que proporciona uma oportunidade para crianças e adolescentes aprenderem habilidades sociais essenciais. Eles podem desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, dividindo tarefas e comunicando suas ideias com clareza e precisão.

 

Persistência e cuidado

O processo de programação muitas vezes exige que se possa identificar e corrigir erros, conhecidos como bugs. Para fazer isso, é essencial ter paciência, persistência e um olhar analítico. Esta tarefa ensina às crianças a não desistirem diante dos desafios, entenderem a importância da atenção e do cuidado, além de ajudar a cultivar uma atitude positiva ao encarar obstáculos. Ao enfrentá-los e superá-los, os pequenos desenvolvem habilidades avançadas de resolução de problemas e aprendem a lidar com situações complexas com confiança.

 

Criatividade

O aprendizado de linguagens e códigos também é propício para o estímulo da criatividade em crianças e adolescentes, uma vez que estes têm a oportunidade de conceber e desenvolver projetos exclusivos e adaptados às suas preferências. Durante o processo de criação de software, elas são encorajadas a superar obstáculos, o que promove o pensamento inovador e a disposição para explorar abordagens diversas na busca pelos resultados almejados.
 

 Ctrl+Play


Nenhum comentário:

Postar um comentário