Chamada de Maria, a IA poderá auxiliar, com dicas nutricionais, na resolução de queixas como problemas de pele ou da flora intestinal
A foodtech de alimentação natural para pets ‘A Quinta’ lança
a Maria, uma assistente virtual gratuita, que
vai orientar tutores a inserir ingredientes naturais na dieta, mesmo que de
forma gradativa na ração seca. O objetivo, segundo o CEO Tiago Tresca, é ajudar
os tutores a entenderem quais ingredientes podem melhorar a qualidade
nutricional do pet, além do passo a passo de como se dá essa transição
alimentar.
Disponível gratuitamente ao
público, mesmo para não consumidores da marca, a assistente também poderá
auxiliar em queixas diversas, tais como problemas de pele ou da flora
intestinal, para citar alguns exemplos. “Será possível descrever os sintomas
para a Maria que, ao cruzar dados como de raça, porte e idade, entre outros
coletados, poderá recomendar a introdução de 200g de iogurte natural, 3 gotas
de própolis sem álcool e meia cenoura na ração seca. Pequenas incrementações na
dieta já são capazes de mudar um quadro de déficit nutricional”, explica. O
suporte não configura consulta. Para casos complexos, será recomendada a visita
ao veterinário.
Conversa entre Assistente Virtual e tutor
Divulgação
Ingredientes naturais, independentemente da classe social
O porta-voz destaca que um dos tabus em torno da
transição dos industrializados para os naturais é o preço. “A primeira proposta
de valor da Maria é indicar caminhos, demonstrando que é possível a
incorporação de ingredientes naturais, independentemente da classe social”,
enfatiza.
A assistente virtual estará disponível full time
pelo aplicativo de mensagem (WhatsApp). O desenvolvimento da tecnologia reuniu
um time de veterinários e especialistas em nutrição de ‘A Quinta’. Participou
também a Kuke, uma startup tech brasileira, que ficou responsável pelas
interações tecnológicas.
O primeiro ponto de contato com os consumidores
será por meio da compra em petshops. Lojas como das pertencentes à rede Pet
Fun, que possui mais de 25 unidades no Rio de Janeiro, já recebem a Maria a
partir dos próximos dias. A previsão é chegar em 400 petshops para impactar cerca
de 40 mil usuários até dezembro. A busca por capital é citada pelos sócios como
estratégia para acelerar esse volume em 2025.
De outubro até dezembro desse ano, a tecnologia vai
atuar via texto em duas fases. A primeira com informações sobre os benefícios
da dieta natural e com o passo a passo para a transição alimentar. Já a
segunda, com o suporte nutricional para as demandas específicas dos
consumidores. Em 2025, amplifica sua interação possibilitando fotos e vídeos
para um suporte mais abrangente, a exemplo da leitura da dentição canina para a
aferição de tártaro. “Maria vai evoluindo ao longo do tempo para abraçar outras
necessidades dos consumidores, com funcionalidades extras”, destaca Tresca.
A Sacada
Nascida na pandemia, ‘A Quinta’ chegou ao
mercado resolvendo o problema da ineficiência logística do mercado de
alimentação natural para o setor. Uma nova tecnologia de envasamento,
desenvolvida pela startup, permitiu que os produtos chegassem prontos para o
consumo sem necessidade de refrigeração, rompendo um entrave para o setor e
tornando os produtos mais acessíveis em termos de investimento e praticidade.
Em mais de 500 pontos de venda e com 1.500 planos de assinaturas mensais previstos até o final do ano, ‘A Quinta’ pratica assinatura mensal a partir de R$ 95 e a venda de unidades em lojas físicas e em e-commerce a partir de R$ 24,50 (o pacote de 300g vendido avulso). ‘Risoto suíno com abóbora’, “Menu das Estações’ (com ingredientes da época) e ‘Picadinho de frango com cúrcuma’, são algumas das dietas oferecidas, incluindo aquelas para pets com necessidades especiais, a exemplo de cães com restrições alimentares ou portadores de doenças. Os ingredientes são comprados principalmente de pequenos produtores que vivem no entorno da fábrica, que funciona no interior de São Paulo.
Mais
informações em A Quinta e @aquinta.pet
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