domingo, 27 de outubro de 2024

Custo mensal com cuidados para cães é de R$ 430 mensais, com gatos, R$ 258 – veja o custo médio de outras espécies

Dados do IPB divulgados em parceria com a Abinpet mostram que é fundamental planejar a chegada de um pet na família. Pesquisa também aponta custos de peixes, roedores e outros pequenos mamíferos, aves e répteis.

 

Dados do Instituto Pet Brasil divulgados em parceria com a Abinpet – Associação das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação apontam que o custo mensal médio para manter um cão em casa é de R$ 431,40. Por porte, os valores são R$ 346,50 por mês (cães pequenos até 10 kg); 410,02 (cães de tamanho médio, de 11 kg a 25 kg) e R$ 593,50 (cães grandes, de 26 kg a 45 kg). Gatos adultos têm um custo de R$ 258,40/mês, aponta o levantamento.

“O estudo foi feito com base em consumos diários de alimentos (ração standard) e o custo médio mensal para serviços essenciais, como cuidados veterinários, vermifugação, vacinação, e, no caso de cães e gatos, serviços estéticos, como banho e tosa”, explica o presidente-executivo do Instituto Pet Brasil, Caio Villela.


Veja o custo médio de outros animais*

  • Peixes ornamentais: R$ 124,40/mês
  • Roedores e pequenos mamíferos: R$ 133,20/mês
  • Aves ornamentais: R$ 235/mês
  • Répteis: R$ 255/mês

*custos consideram um viveiro ou aquário completo, 100% adaptado ao pet e, com exceção do réptil, para mais de um animal em cada viveiro/aquário


“Esses dados são fundamentais para planejar o orçamento familiar, especialmente com a crescente tendência de trazer os animais para o convívio integral da família. Esses números se relacionam de maneira importante com a tendência de aumento da população de animais de estimação. Por isso, é crucial que os tutores estejam cientes do investimento necessário para garantir o bem-estar dos seus companheiros”, diz Villela.


Dados de mercado | O faturamento do mercado pet brasileiro deve atingir R$ 77 bilhões até o final de 2024, de acordo com dados consolidados pela IPB e Abinpet. Esse crescimento representa uma alta de 12,1% em relação ao ano anterior, impulsionado por produtos veterinários e serviços para pets, que registraram as maiores altas, de 16% e 14,9%, respectivamente.

Esse mercado atende uma população de cerca de 160,9 milhões de animais de estimação, distribuídos entre cães, gatos, aves ornamentais, peixes, répteis e pequenos mamíferos. Os cães continuam sendo os animais mais numerosos, com 62,2 milhões, seguidos por aves ornamentais (42,8 milhões) e gatos (30,8 milhões). No entanto, observa-se uma tendência crescente de adoção de animais menores e mais independentes, como répteis e pequenos mamíferos, impulsionada pela verticalização das cidades e pelo tamanho reduzido das famílias.

Apesar dos números robustos, as entidades continuam a chamar atenção para a alta carga tributária do setor. No caso do pet food, por exemplo, a cada R 1 gasto pelos consumidores, R$ 0,50 são impostos. Isso acontece no Brasil de maneira discrepante aos outros grandes mercados do mundo. Nos Estados Unidos, líder de market share, os impostos não chegam a 7% do preço final. Na Europa, a média é 18%. 

Atualmente, a Abinpet e o IPB buscam a redução do imposto sobre pet food por meio da nova reforma tributária. Para ambas as entidades esse é um item essencial, e que não foi contemplado na primeira etapa do texto, aprovado pela Câmara dos Deputados.

 

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

 
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa uma indústria que congrega os segmentos pet food (alimento e ingredientes), pet vet (medicamentos veterinários) e pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados. Também atua para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.
 

A Associação é referência técnica para o setor e publica há mais de dez anos o Manual Pet Food Brasil, adotado pelas principais fabricantes de alimentos como guia de boas práticas. O Manual contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros aos mercados nacional e internacional. Sua atualização ocorre a cada dois anos, considerando o desenvolvimento do setor.

 

Mais informações: imprensa@abinpet.org.br

 

Sobre o Instituto Pet Brasil

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet. Nosso objetivo é construir um setor profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos. 

O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor através do DATA PET, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos. Também oferece aos associados o Data Pet, plataforma integrada de informações consolidadas sobre o Mercado Pet, seus segmentos, Canais de atuação, comércio eletrônico etc. O Data Pet é constituído por diretrizes sólidas de pesquisa de Mercado, sua metodologia aborda desde o levantamento de informações.


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