sexta-feira, 11 de outubro de 2024

O que torna uma franquia lucrativa? Especialista explica como escolher uma marca e evitar decisões equivocadas

Jenni Almeida, fundadora da Invest4U, aborda os aspectos que fazem uma franquia ser confiável e segura no longo prazo


No Brasil, o mercado de franquias cresceu 19% no primeiro trimestre deste ano, alcançando 60,5 bilhões de reais em faturamento, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse crescimento, impulsionado por setores como o de serviços, reflete a atratividade da franquia como um modelo de negócio resiliente e promissor.

No entanto, o processo de escolha da franquia ideal exige atenção a alguns critérios importantes para não cair em armadilhas, como segurança, previsibilidade e flexibilidade do modelo de negócio. De acordo com a ABF, foram abertas 4,3% a mais operações no início de 2024, mas 1,9% delas foram encerradas, o que reforça a relevância de uma análise aprofundada.

Para Jenni Almeida, fundadora e CEO da Invest4U, o fator mais importante ao escolher uma franquia é a transparência. “Um bom indicador de seriedade é a solidez financeira e a estabilidade ao longo dos anos. Avaliar esse histórico e a experiência dos franqueados é essencial para garantir o investimento em um negócio confiável e rentável”, explica.


Sinais de uma franquia séria e lucrativa

Um aspecto essencial para identificar se uma franquia é realmente lucrativa é analisar sua margem de lucro. De acordo com a ABF, franquias nos setores de serviços financeiros, educação e alimentação saudável têm demonstrado as maiores margens nos últimos anos. Além disso, franquias com baixa complexidade operacional e custo fixo reduzido, como as que permitem operação remota, costumam garantir retornos mais rápidos.

Porém, o sucesso de uma franquia vai muito além da lucratividade. Muitas vezes, os empreendedores acabam entrando em franquias que prometem grandes retornos, mas carecem de estrutura adequada. “Antes de investir, é interessante observar o suporte oferecido pela franqueadora, como treinamentos, acompanhamento contínuo e inovação nos produtos e serviços, para que o franqueado tenha sempre o apoio necessário para prosperar”, sugere Jenni.

Algumas dicas para evitar escolhas equivocadas incluem verificar se a franquia tem processos padronizados, se possui suporte jurídico para a implementação e operação, e analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento obrigatório que deve detalhar os aspectos legais e operacionais da rede. A ausência de informações claras nesse documento pode indicar problemas de transparência. “O franqueado deve ter clareza sobre todas as taxas envolvidas e a previsão de retorno do investimento, para evitar surpresas e problemas financeiros. Um dos principais alertas no setor é não se deixar levar por promessas de lucros rápidos e acima da média do mercado”, ressalta a especialista.


Flexibilidade e personalização 

Um exemplo de franquia que oferece um modelo de negócio adaptável às necessidades específicas de cada franqueado e de cada cliente final é a Invest4U, liderada por Jenni Almeida, que também é educadora e planejadora financeira certificada. “Os franqueados, que incluem profissionais de diversas áreas, têm a flexibilidade de moldar os serviços de acordo com cada perfil”, destaca Jenni.

Além disso, as operações podem ser realizadas remotamente, o que reduz custos fixos e oferece maior flexibilidade, tornando a conciliação de outras atividades com a franquia uma opção viável. “Esse é um dos nossos principais diferenciais, permitir que o franqueado trabalhe de forma eficiente e alinhada com as expectativas de crescimento do mercado, sempre com suporte contínuo, que inclui o acesso a uma rede de especialistas que auxiliam em decisões estratégicas”, detalha a especialista.

Para Jenni, o sucesso de uma franquia depende de um modelo que combine flexibilidade, treinamentos, suporte e personalização, características que estão no centro da operação da Invest4U. “Nosso propósito é transformar a vida financeira das pessoas, e isso só é possível com um atendimento próximo e personalizado. Cada cliente tem uma história, e nosso trabalho é oferecer a melhor solução financeira para apoiá-la em sua jornada”, conclui.

 



Jenni Almeida - Fundadora e CEO da Invest4U, Jenni Almeida é estrategista financeira, consultora de investimentos CVM, educadora financeira e planejadora financeira certificada CFP®. Com uma carreira de sucesso que começou aos 18 anos em um grande banco internacional, Jenni se destacou por seu compromisso em transformar a vida financeira de famílias e empresas. Em 2018, fundou a Invest4U, com o propósito de oferecer planejamento financeiro personalizado, fundamentado em valores cristãos. Jenni é reconhecida por sua dedicação em proteger e multiplicar o patrimônio dos clientes, tendo sido destacada em 2024 como a principal líder em proteção familiar e blindagem financeira empresarial no Brasil.
Para mais informações, acesse o Instagram.



Invest4U
Para mais informações, acesse o site ou Instagram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário