quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Há séculos, o joanete causa dores e deformidades nos pés

Um estudo publicado em 2021 na revista International Journal of Paleopathology apontou que o uso de sapatos pontudos causou joanetes nos nobres britânicos do século 14 e, hoje, o problema atinge cerca de 30% da população brasileira, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé). 

O joanete, conhecido cientificamente como hálux valgo, é uma condição ortopédica comum caracterizado por uma saliência óssea na base do dedão do pé, que ocorre quando ele se desvia em direção aos outros dedos, alterando o alinhamento normal dos ossos do pé. 

Segundo o ortopedista Marcelo Ruck, da Santa Casa de Mauá, o problema vai muito além das dificuldades de comprar calçados e podem afetar diversas articulações do pé. “Também pode ser bastante doloroso e impactar na qualidade de vida”, explica. 

Entre algumas causas do joanete estão o uso de calçados inadequados: apertados, de salto alto ou de bico fino; as causas genéticas e a predisposição familiar; doenças inflamatórias, degenerativas e reumáticas - como a artrite reumatoide; deformidades congênitas; maior flexibilidade dos ligamentos e traumas. A condição é mais comum em mulheres, em parte devido à escolha de calçados que promovem a pressão excessiva sobre os dedos dos pés. No entanto, os homens e as pessoas que passam longos períodos em pé, como profissionais da saúde e trabalhadores do comércio, também podem sofrer com o problema. 

Os sintomas podem variar de acordo com o desalinhamento da articulação, geralmente, nas fases iniciais não causa grandes incômodos. Já com a evolução, pode levar à dor intensa, dormência, calos plantares, dor na planta do pé, vermelhidão, desvio dos dedos menores, rigidez e desgaste na articulação do dedão. Em casos mais avançados, o dedão pode encavalar no dedo ao lado.  

O diagnóstico é feito por um ortopedista por meio de um exame físico, de uma radiografia e outros exames complementares. O foco do tratamento é diminuir a dor, o desconforto e a progressão do joanete. Por isso, são necessárias algumas mudanças de hábitos como: usar calçados confortáveis e sem salto ou com salto baixo, palmilhas e protetores ortopédicos, fisioterapia, se necessário medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, andar descalço em locais irregulares para fortalecer as articulações, fazer compressas de gelo sobre o joanete. Entretanto, a correção da deformidade só é possível com cirurgia para o alinhamento do osso.  



Hospital Santa Casa de Mauá
Avenida Dom José Gaspar, 1.374 - Vila Assis - Mauá – tel. (11) 2198-8300.
https://santacasamaua.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário