A Coursera, plataforma líder em aprendizado online, lançou um novo relatório destacando o uso crescente de microcredenciais, ou credenciais digitais, por instituições acadêmicas em todo o mundo. A pesquisa mostra que as universidades estão cada vez mais complementando os programas de graduação tradicionais com microcredenciais específicas da indústria para produzir graduados prontos para o trabalho e aprimorar o crescimento profissional tanto de ex-alunos quanto de docentes.
O relatório, baseado em um estudo com mais de 1.000
líderes de educação superior—incluindo reitores, pró-reitores e lideranças
educacionais representando mais de 850 instituições em 89 países—destaca o
papel das microcredenciais na formação do futuro da educação. Com a Coursera
oferecendo mais de 125 certificados profissionais, a plataforma continua a
atender 155 milhões de alunos globalmente, apoiando instituições acadêmicas na
preparação de estudantes para o mercado de trabalho em evolução.
Segundo o relatório, 75% dos líderes de educação
superior entrevistados na região da América Latina e Caribe acreditam que os
alunos têm mais chances de se matricular em programas que oferecem crédito
acadêmico por credenciais reconhecidas pela indústria. Além disso, 90%
concordam que os graduados que obtêm essas credenciais estão melhor preparados
para o mercado de trabalho, e todos concordam que elas desempenham um papel
fundamental em fortalecer os resultados de carreira a longo prazo para os
estudantes.
Esse sentimento é compartilhado pelos próprios
estudantes, com 97% dos alunos na América Latina e Caribe afirmando que obter
um Certificado Profissional os ajudaria a se destacar para os empregadores e
conseguir um emprego ao se formarem.
Apesar desse entusiasmo, o relatório revela que
apenas 46% das instituições na região da LATAM oferecem atualmente
microcredenciais para crédito acadêmico. No entanto, a perspectiva é positiva,
com 71% dos líderes entrevistados na LATAM planejando incorporá-las em seus
currículos nos próximos cinco anos.
A pesquisa também destaca os principais desafios
para a adoção de microcredenciais. Os líderes citam a falta de conscientização
(50%), dificuldades na integração das microcredenciais nos currículos
existentes (45%) e incertezas sobre a qualidade das microcredenciais (35%) como
principais barreiras.
"As instituições de educação superior precisam
trabalhar em estreita colaboração com governos e líderes da indústria para
garantir que seus currículos atendam às necessidades em mudança da força de
trabalho atual", disse Marni Baker, Diretora de Conteúdo da Coursera.
"Ao integrar treinamento de habilidades relevantes e microcredenciais em seus
cursos, as universidades podem equipar os alunos com as competências
necessárias para as carreiras futuras. Agora, mais do que nunca, as instituições
precisam abraçar as microcredenciais para fornecer aos estudantes os recursos
que precisam para desbloquear novas oportunidades de carreira."
Para baixar o relatório completo e explorar os
principais resultados, clique aqui.
Essas descobertas são do Relatório de Impacto de Micro-Credenciais da Coursera 2024. Este relatório é baseado em uma pesquisa da Coursera com mais de 1.000 líderes de educação superior em mais de 850 instituições em 89 países. A pesquisa revela o impacto transformador das micro-credenciais e seu papel crescente na melhoria dos currículos nas instituições. A amostra abrangeu seis regiões principais: América do Norte, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe, Europa, Oriente Médio e Norte da África, e África Subsaariana.
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