Iniciativa enfatiza a Importância da
detecção precoce de comorbidades associadas e fatores de risco
Em
celebração ao Dia Mundial do Coração, que ocorre em 29 de setembro, a Novo
Nordisk, líder global em saúde, em parceria com a ADJ Diabetes Brasil e a
Sociedade Brasileira de Cardiologia, realizará ações especiais em São Paulo e
Belo Horizonte para conscientizar a população sobre a relação entre doenças
cardiovasculares, diabetes e obesidade, por meio das campanhas Quem Vê
Diabetes, Vê Coração e Meu Peso, Minha Jornada.
No
dia 23 de setembro, em São Paulo, as atividades ocorrerão na Avenida Paulista,
no Shopping Cidade São Paulo. Em Belo Horizonte, no dia 25 de setembro, as
ações serão realizadas na Drogaria Araújo, na unidade localizada na Rua André
Cavalcanti, 244, no bairro Gutierrez. As ativações acontecerão das 9h às 18h e
oferecerão testes de glicemia gratuitos, orientações especializadas em diabetes
e exame adicional para avaliar o risco cardiovascular – Cálculo ITB (Índice
Tornozelo-Braquial), somente para quem já tem o diagnóstico prévio de diabetes.
Segundo
o Ministério da Saúde, pacientes com diabetes têm de 2 a 4 vezes mais chances
de sofrer infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e outras
doenças cardiovasculares. No Brasil, 61% da população tem sobrepeso e 24%
obesidade, condições que aumentam significativamente o risco de doenças do
coração – que são responsáveis por mais de 30% das mortes no país, o que torna
a situação alarmante. No entanto, uma redução de peso entre 5% e 15% pode
trazer benefícios significativos para a saúde do coração.
Simone
Tcherniakovsky, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da
Novo Nordisk, explica que realizar ações em grandes cidades é essencial para
alcançar mais pessoas e aumentar a conscientização sobre a relação entre saúde
do coração, diabetes e obesidade. “Essa conexão é preocupante, especialmente
porque um terço das mortes no Brasil é devido a doenças cardiovasculares.
Portanto, alertar o maior número possível de pessoas sobre essas condições
combinadas é crucial para prevenir eventos cardiovasculares e reduzir os riscos
relacionados”, afirma.
O
cardiologista Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza, presidente da Sociedade
Brasileira de Cardiologia, alerta que cerca de 46% dos indivíduos com diabetes
não têm conhecimento de sua condição, e enfatiza que essa falta de diagnóstico
pode levar a um tratamento inadequado e ao agravamento de complicações
cardiovasculares. “Essa falta de conscientização contribui significativamente
para a alta incidência de eventos cardíacos graves. O controle dos fatores de
risco, que inclui um estilo de vida saudável, monitoramento do peso, controle
glicêmico e da pressão arterial, aliado ao acompanhamento médico regular, pode
ser extremamente eficaz na prevenção de doenças do coração.”
O
médico endocrinologista e presidente da ADJ Diabetes Brasil, Ronaldo José
Pineda Wieselberg, destaca que as doenças cardiovasculares não apenas
representam um risco significativo para os pacientes com diabetes, mas também
têm o potencial de agravar a própria condição. “Quando uma pessoa com diabetes desenvolve
problemas cardiovasculares, a gestão do diabetes torna-se mais desafiadora, e
os riscos de complicações graves aumentam. Portanto, é crucial abordar essas
condições de forma integrada, promovendo a conscientização e o tratamento
adequado para prevenir a piora da saúde e melhorar a qualidade de vida dos
pacientes.”
Sobre a campanha Quem Vê
Diabetes Vê Coração
A campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração é uma iniciativa da Novo
Nordisk, empresa líder global em saúde, que visa impulsionar mudanças para
derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária
relacionada ao diabetes. O movimento conta com o apoio de sociedades médicas e
de associações de pacientes com diabetes de todo o Brasil. O objetivo é
conscientizar as pessoas sobre os riscos associados entre o diabetes e doenças
cardiovasculares. Para mais informações, acesse o site, o Facebook e o Instagram.
Sobre a campanha Meu Peso, Minha
Jornada
A campanha Meu Peso, Minha Jornada, visa sensibilizar,
conscientizar e instruir a sociedade sobre a obesidade, uma doença crônica que
requer tratamento e apoio de uma equipe multidisciplinar. Oferece informações
baseadas na ciência para pessoas acima do peso ideal, que desejam iniciar sua
jornada para tomar o controle de sua saúde, com o suporte e orientação de
profissionais. Para conhecer mais sobre a campanha e calcular o seu IMC, acesse
www.meupesominhajornada.com.br. Siga a campanha nas redes sociais: Instagram e Facebook.
ADJ Diabetes Brasil
@adjdiabetesbrasil
Novo Nordisk
Para mais informações, visite o site
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