Em meio ao aumento
acelerado do tráfego, os passageiros buscam a digitalização para melhorar sua
experiência de viagem, segundo o relatório de Insights em TI de Passageiros -
2024 da SITA
GENEBRA (Suíça) - Em 2023, as viagens aéreas dispararam, superando as expectativas do
setor. As previsões da IATA
sugerem que a demanda só continuará a crescer, atingindo 8 bilhões de
passageiros globais até 2040. Garantir que a jornada do passageiro seja
tranquila e eficiente será essencial para que o setor gerencie esse
crescimento. De acordo com o recém-lançado relatório de Insights
em TI de Passageiros - 2024 da SITA (2024 Passenger IT Insights
da SITA, em inglês), os viajantes enxergam a tecnologia como a chave, adotando,
com entusiasmo, soluções inovadoras, como de viagens digitais disponíveis em
dispositivos móveis.
Os passageiros já usam seus aparelhos móveis como
um controle remoto para a viagem com diversas etapas importantes, como reserva,
tempo de espera e coleta de bagagem. Dando um passo adiante, três em cada
quatro viajantes pesquisados relataram que se sentem confortáveis em ter seu
passaporte armazenado no telefone por meio de uma credencial de viagem digital
segura e compartilhá-lo com antecedência para acelerar o trajeto. Isso sinaliza
o papel extremamente importante que as identidades digitais desempenharão na
experiência de viagem do futuro.
De acordo com o levantamento, 64% dos passageiros
destacaram a redução das filas nos aeroportos como a melhoria mais importante
que gostariam de ver em toda a jornada. Além disso, foi comprovado que a biometria
acelera o tempo de processamento dos usuários, mas metade dos viajantes
expressa preocupações persistentes em relação à privacidade dos dados. Isso
aponta para uma clara necessidade de educação e tranquilidade sobre a segurança
e os benefícios da tecnologia biométrica, que é testada de acordo com rigorosos
padrões de segurança de dados. Ainda assim, os passageiros classificam seus
níveis de conforto com a biometria de forma relativamente alta, com uma média
de 6,7 em 10.
“Estamos no limiar de uma nova era das viagens, à
medida que uma demanda sem precedentes coincide com inovações tecnológicas que
têm o poder de revolucionar toda a jornada. O interesse dos passageiros é
claro: eles estão ansiosos para adotar as mais recentes soluções digitais a fim
de tornar sua experiência mais rápida e simplificada do que nunca. Cabe ao
setor a responsabilidade de garantir que os viajantes estejam totalmente
informados sobre a segurança avançada dos dados e o potencial de preservação da
privacidade da biometria”, ressalta David Lavorel, CEO da SITA.
A sustentabilidade continua sendo uma prioridade
para os passageiros, que estão dispostos a assumir compromissos extras em
termos de custo e tempo para tornar suas viagens mais ecológicas. Sendo assim,
os viajantes estão dispostos a pagar uma média de 11% além do custo da passagem
para compensar as emissões de carbono do voo. Mais da metade também está
disposto a fazer trajetos mais longos em velocidade mais lenta ou a carregar
bagagens mais leves para reduzir a pegada de carbono.
“Os viajantes estão mostrando ao setor que visam as
mesmas responsabilidades em relação à mudança da aviação para emissões líquidas
zero. A abertura deles à compensação de carbono e à mudança de comportamento em
relação à bagagem complementará o compromisso das companhias aéreas e dos
aeroportos com a redução de carbono por meio de medidas como tecnologia
sustentável, mudanças nas operações e na infraestrutura”, acrescentou Lavorel.
A SITA entrevistou mais
de 7.000 passageiros em 25 países das Américas, da Ásia, da Europa, do Oriente
Médio e da África no segundo trimestre deste ano como parte da pesquisa de Insights em TI de Passageiros - 2024 da SITA. Faça o
download do relatório completo para saber mais.
SITA
Para mais informações, acesse http://www.sita.aero
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