Apesar de serem dois departamentos diferentes, RH e Marketing, podem funcionar muito bem quando unidos estrategicamente a favor de uma mesma causa, a construção e a conservação sustentável de uma marca forte.
As duas áreas lidam com pessoas, de um lado, o
marketing está focado diretamente com as vendas de produtos ou prestação de
serviços para seus clientes (pessoas externas), de outro, o RH se dedica na
gestão de seus colaboradores (pessoas internas).
Criar uma marca forte e mantê-la em destaque ao
longo dos anos certamente é muito desafiador. Desenvolver e manter um time de
colaboradores alinhados à cultura da empresa é de fundamental relevância para a
construção e fidelização de uma marca.
O trabalho do RH se inicia com a existência efetiva
de um Código de Conduta profundamente alinhado à cultura da empresa. Os
processos de Recrutamento e Seleção devem ser bem criteriosos. Os treinamentos
estratégicos são fundamentais para que ocorra este alinhamento. Constantes
pesquisas de clima, avaliações organizacionais e cuidados com a saúde mental
fazem parte do aprimoramento e manutenção de um time interno de alta
performance.
São relevantes da mesma forma os programas de
benefícios, cargos e salários e atividades de gamificação. Tudo isso
devidamente alinhado às campanhas de endomarketing (marketing interno) influencia
diretamente no recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos para o
fechamento desse ciclo, que pode ser extremamente importante na construção e a
conservação sustentável de uma marca poderosa.
O mercado de consultorias em RH é muito amplo e
essas organizações podem ser encontradas para as mais diversas necessidades de
uma empresa, seja ela de que qual for o porte. O importante é que o
empresariado esteja sempre bem guarnecido de um suporte profissional, ético e
consiga resultados satisfatórios para as soluções em recursos humanos que
impulsionem a empresa.
Quando se trata de escolher uma consultoria de RH
ou de hiring (contratação de pessoal), algumas variáveis devem ser
bastante consideradas. Numa empresa com um número amplo de funcionários, um dos
pontos mais relevantes é a experiência de mercado da consultoria, amplitude de
atuação, estrutura para o trabalho e que consiga atender o cliente em todas as
suas necessidades. É muito importante que o interessado na fase de contratação
observe os processos de RH testados e aprovados na força de trabalho e
principalmente quantifique o número de pessoas e empresas da sua base que foram
atendidas e tiveram êxito.
As taxas de rotatividade (turnover),
absenteísmo, produtividade profissional, e retenção de talentos são grandes
indicadores de desempenho. Há também métricas de recrutamento que envolvem
aderência à empresa, prazo de fechamento de vagas, índice de prazo para
fechamento de vagas e de vagas dentro do prazo, e custo de contratação, entre
outras possibilidades que podem ser ajustadas a cada necessidade. Calcula-se
que hoje haja mais de 50 indicadores no setor de RH para serem analisados,
conforme a necessidade. A taxa de assertividade ou de acerto de 98% em nossos
processos seletivos, por exemplo, sugerem que estamos no caminho certo.
Ellis Minari - especialista em
Gestão de Pessoas, terapeuta, estrategista de carreira, analista comportamental
e educacional, recrutadora e selecionadora, treinadora e palestrante. É formada
em Gestão de RH pela Universidade Estácio e concluiu diversos cursos de
aperfeiçoamento profissional do setor. É diretora da Consultoria de Recursos
Humanos RHF Talentos São Paulo Mooca – SP ( https://rhf.com.br/emsp ) .
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