"Como
expandir meu negócio?" Essa
é uma pergunta comum entre empresários que sentem que é o momento de crescer.
Embora pareça desafiador, alcançar esse objetivo é possível com as estratégias
certas. O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio prosperar no mercado,
aumentando vendas e faturamento.
Mais do que
simplesmente abrir o próprio negócio, os empreendedores querem crescer. E este
crescimento pode se manifestar de diferentes formas: com a contratação de mais
funcionários, aumento do portfólio de produtos, abertura de novos pontos de
venda e mudança do porte da empresa. Mas existe um momento ideal para tudo
isso? Como saber se é a hora certa de expandir? Como planejar o crescimento?
Estas são algumas das dúvidas frequentes de quem sonha em ver os negócios
prosperando cada vez mais.
Descobrir como
fazer a empresa crescer com qualidade é um dos desafios que fazem parte da vida
de todo empreendedor. Afinal, não basta querer empreender; é preciso saber como
fazer isso. A expansão pode ser planejada por diversos motivos: um deles é o
aumento do lucro; outro é a competitividade do mercado. Essa segunda opção faz
com que os empreendimentos busquem constantemente novas atualizações.
No entanto, muitos
gestores encontram dificuldades nesse processo. Com um bom planejamento e a
execução correta, o crescimento é uma realidade alcançável. Dema Oliveira,
especialista em expansão de negócios e CEO da Goshen Land, compartilha algumas
dicas para você que quer expandir e não sabe por onde começar.
1. Estude
o mercado
Avalie o cenário
atual do mercado e o caminho dos seus concorrentes. Entender o setor é
fundamental para decidir sobre a expansão. Analise tendências, tecnologias e
expectativas futuras para identificar se o momento é propício para investir.
2. Escolha o modelo
de expansão
Após analisar o
mercado, é hora de decidir o modelo de negócio. Existem várias opções: abrir
filiais, franquias, licenciamento de produtos, fusões de empresas, e-commerce,
entre outros. Avalie os prós e contras de cada modelo e escolha o que melhor
atende às suas necessidades e objetivos.
3. Diversifique seus
produtos e serviços
Diversificar
produtos e serviços pode aumentar vendas e margens de lucro. No entanto, é
importante ter cautela. Novos produtos não devem comprometer a rentabilidade
dos atuais. Diversifique dentro do mesmo segmento para minimizar riscos e
controlar custos.
4. Esteja presente
na Internet
A internet oferece
grande visibilidade. Invista em estratégias de marketing digital para alcançar
um público maior. Ofereça produtos e serviços com preços promocionais e crie um
relacionamento próximo com seus clientes para fidelizá-los.
5. Organize as suas
finanças
Para expandir,
você precisa avaliar a saúde financeira da sua empresa. Analise detalhadamente
suas finanças para identificar se está preparada para essa nova fase. Tenha
total controle sobre as finanças para aproveitar as melhores oportunidades com
segurança.
Muitas vezes, o
empreendedor é impulsionado por um sucesso momentâneo do negócio e acha que
deve crescer por conta disso. "Questione-se: o meu volume de venda vem
crescendo por quê? É apenas temporário, sazonal?" pondera Dema Oliveira.
Por outro lado, se os bons resultados se mostram consistentes, se os ganhos são
reais e se o produto ou serviço tem se tornado cada vez mais desejado pelos
clientes, é justamente a hora de vender mais.
Lembre-se: toda
estratégia possui riscos. Controle rigorosamente as finanças do seu negócio
para minimizar riscos e maximizar o sucesso. A expansão de uma empresa pode ser
realizada de forma responsável e bem estruturada. Basta tomar alguns cuidados e
se planejar bem.
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