sábado, 31 de agosto de 2024

Concurso Nacional Unificado: Saiba como controlar a ansiedade para se sair bem no “Enem dos Concursos”

FreePik
A ansiedade, quando em excesso, prejudica o desempenho na prova, mas existem boas técnicas para controlá-la,afirma o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento

 

A primeira edição do CNU - Concurso Nacional Unificado - também conhecido como "O Enem dos concursos", será realizada neste domingo, dia 18 de Agosto, e espera-se a participação de mais de 2 milhões de pessoas em todo o país, o que o torna o maior concurso da história do Brasil.

 

Mas com a proximidade do dia da prova, muitas pessoas lutam contra a ansiedade, um problema muito comum, mas que pode afetar bastante o desempenho na prova, como explica o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.

 

A ansiedade é um fator que pode atrapalhar bastante o desempenho em um concurso, ela torna mais difícil focar e pensar com clareza. O medo de cometer erros pode causar bloqueios mentais e até fazer a pessoa esquecer o que sabia”.

“Além disso, os sintomas físicos como tremores e suor excessivo podem diminuir a confiança e também prejudicar o desempenho”.

 

Como controlar a ansiedade durante a prova?


De acordo com o Dr. Flávio, é possível controlar melhor a ansiedade com alguns cuidados básicos que podem ser tomados a partir de alguns dias antes da prova.

Se você já tem crises de ansiedade anteriormente é importante usar estratégias de controle desse problema, como meditação, controle respiratório e visualização positiva, alguns dias antes da prova, o que ajuda a reduzir as chances de crises no dia do certame”.

Também é indicado manter uma rotina regular de sono na semana da prova e no dia anterior optar por tarefas diferentes que ajudem a ‘distrair’ o cérebro da ansiedade”.

“No dia do concurso vale a pena usar técnicas de respiração e meditação para manter o foco e fugir da ansiedade”, afirma Dr. Flávio H. Nascimento.

  

Qual o horário das provas?


Pela manhã, as avaliações começam às 9h, mas você pode entrar no local a partir das 7h30 até as 8h30. A prova será aplicada entre 9h e 11h30. 

 

Já à tarde, os testes iniciam às 14h30, com entrada permitida das 13h às 14h. Novamente, é importante chegar cedo para garantir sua entrada. As provas serão realizadas de 14h30 às 18h.

 

Todos os horários se referem ao Horário de Brasília.

  

Orientações para o dia das provas


- Levar uma caneta esferográfica preta com tubo transparente;

 

- Após entrar na sala de provas é obrigatório desligar o celular e outros aparelhos eletrônicos;

 

- É permitido levar alimentos (em embalagens lacradas) e água (em garrafas transparentes);

 

- Levar documento de identificação original com foto;

 

- Levar o cartão de confirmação impresso.

 

Dr. Flávio H. Nascimento - formado em medicina pela UFCG, com residência médica em psiquiatria pela UFPI e mais de 10 anos de experiência na área de psiquiatria. Diagnosticado com superdotação, tem 131 pontos de QI o que equivale a 98 de percentil e é membro do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito como pesquisador auxiliar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário