Avanços podem ser
notados em disciplinas como Ciências e História, além de estimular a leitura e
a prática da escritaSamuel Nogueira
Crédito: arquivo pessoal
Um estudo recente das Universidades de Indiana e
Wisconsin revelou uma descoberta fascinante: o amor por dinossauros não é
apenas uma fase passageira na infância, mas pode ter impactos significativos no
desenvolvimento pedagógico das crianças. A pesquisa analisou o comportamento de
crianças que demonstravam um intenso interesse por dinossauros. Os resultados
indicaram que esses pequenos paleontólogos em formação não apenas alcançaram um
desempenho pedagógico superior, mas também desenvolveram habilidades cognitivas
mais avançadas em comparação com outras crianças na mesma faixa etária que não
compartilhavam o mesmo interesse.
De acordo com os pesquisadores, o fascínio por
dinossauros não se limita apenas ao conhecimento sobre esses gigantes
pré-históricos, mas se estende a habilidades fundamentais no ambiente escolar.
O estudo mostrou que crianças interessadas em dinossauros tendem a ter melhor
concentração, perseverança e pensamento complexo. Essas habilidades são
cruciais para o sucesso acadêmico e para o desenvolvimento pessoal dos alunos.
Um dos aspectos mais interessantes da pesquisa foi a constatação de que o interesse
intenso por dinossauros pode servir como uma ponte para outros campos de
estudo. Os pesquisadores observaram que crianças interessadas em dinossauros
frequentemente exploram Biologia, Geologia, História e Matemátic, enriquecendo
assim a compreensão do mundo ao seu redor.
Caleb Marim Gois, 13 anos, é uma criança cujo amor
pelos dinossauros começou quando ele tinha ainda dois anos de idade. Desde os
primeiros contatos com os animais pré-históricos por meio de brinquedos,
programas de TV, visitas a parques temáticos e livros, o menino não só
demonstrou um interesse genuíno, mas também um desejo de aprender mais sobre o
assunto. “Sempre o apoiamos e deixamos que ele fizesse suas explorações
livremente. Seu interesse desde então só tem aumentado e disseminado para
outras áreas do conhecimento escolar. Atualmente, ele está lendo um livro
extenso, em inglês, que mais parece uma enciclopédia sobre o tema”, conta a
mãe, Micheline Gois, que coleciona várias fotos do menino desde muito pequeno,
brincando com os dinossauros.
Escola compartilha
aprendizagens por meio dos interesses dos alunos
O estudo também ressalta a importância de os
educadores reconhecerem e valorizarem os interesses individuais de seus alunos.
Ao incorporar temas que despertam paixão e curiosidade, os professores podem
criar um ambiente de aprendizado mais estimulante e envolvente, capacitando os
pequenos a explorarem seus interesses e a desenvolverem habilidades essenciais
para o sucesso futuro. Foi assim que o pequeno Samuel Nogueira Fornasari, de 7
anos, aluno do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), começou a sentir um
grande interesse pelo mundo dos dinossauros. No segundo semestre de 2023, a
professora iniciou com a turma um projeto de pesquisa sobre o tema. E o aluno
gostou tanto dessa incursão ao mundo pré-histórico, que o interesse só
aumentou. Para engajar Samuel, a professora adaptou atividades incluindo
dinossauros. E deu muito certo essa estratégia, já que o menino, que tem
Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte, melhorou o desempenho
escolar em todas as disciplinas, comemora a mãe de Samuel, Aline Fornasari. “A
disciplina que ele mais gosta é Ciências. Se você o coloca num laboratório, ele
se destaca. Mas o fato de ele ter sido estimulado com os dinossauros contribuiu
para o desenvolvimento em todas as matérias, além de ter aumentado o seu amor
pelos animais”, afirma.
De acordo com especialistas, o tema dinossauros
ajuda a trabalhar noções de temporalidade. “As disciplinas de Ciências,
História e questões referentes às formas e tamanhos, também explorando
elementos do tempo histórico dos dinossauros, como vulcões e caverna, acabam
por despertar a curiosidade, a observação e o raciocínio nas crianças”, destaca
Simone Kleina Machado, coordenadora pedagógica do Colégio Positivo - Água
Verde, em Curitiba. “Por serem animais que não fazem parte da nossa realidade,
mas, sim, apenas do nosso imaginário, abordar o tema estimula a imaginação e a
criatividade das crianças”, ressalta. “Como é um tema que desperta muito
interesse nos alunos, eles definitivamente vão querer ver e estudar mais.
Pedagogicamente é um ótimo assunto para estimular a leitura e a prática da
escrita. O tema pode ser abordado em livros literários, experiências,
brinquedos e brincadeiras”, sugere a professora.
Esses dois casos destacam a importância do apoio da
família e de como o estímulo à paixão pode moldar positivamente o
desenvolvimento pedagógico de uma criança. “A família tem um papel importante
na construção do conhecimento, participando na produção de materiais, mostras
de trabalhos, pesquisas e experiências relacionadas ao tema, o que efetivamente
aumenta a aprendizagem”, completa Simone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário