Segundo Alan
Nicolas, fundador da Comunidade Lendár.I.A, uma mudança significativa está
acontecendo no mercado de trabalho, com funções tradicionais sendo substituídas
por sistemas automatizados e inteligência artificial
A integração da inteligência artificial no mercado
de trabalho está causando uma verdadeira transformação nas mais diversas
profissões. Diversos estudos indicam que, até o final desta década, uma fração
significativa de profissionais poderá ser substituída por sistemas
automatizados e soluções baseadas em IA.
De acordo com Alan Nicolas, referência no mercado digital e fundador da Comunidade Lendár.I.A, as
profissões com maior probabilidade de substituição por IA são:
- 97%
| Caixas e bilheteiros
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, em
2020, e outro feito pela Consultoria Gartner, estimam que 97% dos empregos de caixas
e bilheteiros estão em alto risco de serem automatizados até 2030.
Segundo o especialista, esse cenário ficou ainda
mais evidente, durante uma viagem que fez aos EUA, quando observou que boa
parte dos estabelecimentos comerciais já contam com atendimento automatizado.
“Fiquei 15 dias com um Tesla e, em nenhum momento, precisei falar com alguém,
sequer para passar um cartão. A maioria dos supermercados dispõem de caixas e
até mesmo carrinhos inteligentes, em que o comprador não precisa ser atendido e
as compras são debitadas rapidamente”, revela o empresário.
- 96%
| Assistente administrativo/financeiro
Em 2020, a Universidade de Oxford (2020) previu que
89% das tarefas administrativas, contábeis e financeiras estão sob risco de
automação. Enquanto isso, um estudo da OECD indicou que cerca de 96% dos
empregos administrativos têm alto potencial de automação por Inteligência
Artificial. “Em minhas empresas, por exemplo, boa parte das atividades são
potencializadas por IA, enquanto outros setores estão crescendo sem aumentar
seu time administrativo por conta das automações e da inteligência que ganharam
com essas ferramentas”, declara.
- 95%
| Call center/telemarketing/suporte ao cliente
Um estudo publicado em 2023 pela Consultoria
Gartner estima que 95% dos empregos em call centers nos Estados Unidos serão
automatizados. “O mesmo deve acontecer aqui no Brasil. A implementação de IA em
centrais de atendimento aumenta muito a eficiência e a produtividade, uma vez
que essas soluções não precisam de descanso, de um computador, de uma mesa,
décimo terceiro ou férias. Além disso, não exige constantes treinamentos, tendo
em vista que a rotatividade nos setores de call center é bem alta”, relata.
A Inteligência Artificial pode, rapidamente,
pesquisar em uma base de conhecimento e fornecer as respostas necessárias, o
que melhora a capacidade de lidar com situações de forma rápida e eficaz. “Além
disso, pode prever possíveis problemas e resolvê-los de forma proativa,
analisando dados históricos e padrões de comportamento do cliente. A IA que
substitui 20 pessoas, é a mesma que substitui 2.000”, pontua.
- 85%
| Gestor de tráfego da web
Segundo Nicolas, a IA pode analisar dados de
tráfego da web com mais precisão do que os humanos, o que pode levar a insights mais
profundos sobre o comportamento do usuário. “Além disso, pode automatizar
tarefas que, atualmente, são realizadas de forma manual, fazendo com que os
gestores de tráfego possam se concentrar em obrigações cada vez mais
estratégicas”, revela.
O aumento do volume, complexidade e disponibilidade
de dados está fazendo empresas investirem cada vez mais em soluções
inteligentes e automatizadas de tráfego. Como consequência, grandes instituições
de pesquisa, como a Gartner, apontam que até 85% das profissões de gestor de
tráfego podem desaparecer nos próximos anos e, mesmo as instituições mais
conservadoras, apontam para um número entre 60% e 70%.
O especialista acredita que as previsões sobre a automação
da análise de tráfego são consistentes. “Profissionais de Marketing Digital já
notaram isso e migraram para funções mais estratégicas, delegando ou
automatizando o tráfego. Conheço empresas que criaram integrações com
diferentes IAs, com o tráfego 100% automatizado, e alcançaram um retorno sobre
anúncios quatro vezes maior do que quando um humano fazia o tráfego. Essa é uma
tendência que está chegando com força não só para gestores, mas para todos os
profissionais de marketing digital”, alerta.
- 75%
| Analistas de pesquisas
Uma pesquisa da Universidade de Harvard sugere que
analistas e planejadores que usaram o ChatGPT como assistente melhoraram a
qualidade de seus relatórios em cerca de 40% em comparação com aqueles que não
utilizaram a ferramenta. “Soluções como ChatGPT, Copilot, Gemini, Claude e
Perplexy maximizam a produtividade e facilitam o trabalho para esses
profissionais”, declara.
- 70%
| Contabilidade
Um estudo publicado em 2023, pela empresa de
inteligência artificial UiPath, estima que 70% dos empregos em contabilidade e
processamento de dados financeiros entre 2024 e 2030 serão substituídos por
IAs.
- 70%
| Diagnóstico e atendimento médico
Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em
São Francisco, descobriu que o ChatGPT4 foi capaz de fornecer respostas mais
precisas e detalhadas a perguntas médicas quando comparadas aos próprios
médicos.
Os autores compararam respostas de médicos e da IA
a quase 200 perguntas, e descobriram que aproximadamente 80% das respostas do
ChatGPT eram mais sutis, precisas e detalhadas do que as compartilhadas pelos
médicos. Enquanto menos de 5% das respostas dos médicos foram consideradas
“empáticas” ou “muito empáticas”, esse número subiu para 45% nas respostas
fornecidas pela IA.
Outros estudos, realizados pela Universidade de
Oxford e pelo McKinsey Global Institute, apontam que os empregos médicos estão
entre os mais propensos a serem automatizados, com 70% dos empregos em medicina
sendo considerados automatizáveis, estimando que 20% dos trabalhos na área poderiam
ser automatizados até 2025. “Se alguém acha que uma IA não seria tão competente
quanto um médico, se enganou”, declara Alan Nicolas.
A revista Nature Medicine, em 2022, descobriu que
um modelo de IA foi capaz de diagnosticar o câncer de mama com uma precisão de
99%, superando a precisão de 97% dos radiologistas humanos.
Enquanto isso, um estudo publicado na revista
Radiology apontou que um modelo de IA foi capaz de diagnosticar a doença de
Alzheimer com uma precisão de 95%, superando a precisão de 85% dos patologistas
humanos. “Existem muitos outros estudos como esses. Em todos eles, a IA
ultrapassou a precisão humana. São centenas de pesquisas que validam isso”,
ressalta.
Quando o assunto é doenças raras, a IA brilha ainda
mais. “Um exemplo claro disso foi o caso de uma criança que passou por 17
médicos que não identificaram seu quadro, até sua mãe fazer uma pesquisa no
ChatGPT e descobrir a doença rara que 17 médicos não conseguiram. Existem
outros casos relatados de pessoas que descobriram patologias por meio do
ChatGPT”, pontua.
Outras profissões:
- 68,8%
| Profissionais de Marketing (copywriters/SEO/estrategistas)
- 65%
| Designer gráfico/editor de vídeos
- 42%
| Escritores criativos e de ficção
Um estudo do Ipea prevê que até 56% das ocupações de emprego formal no Brasil poderão ser afetadas pela automação e IA nos próximos cinco anos. Enquanto isso, um levantamento do Goldman Sachs aponta que até 1/4 de todo o trabalho mundial já poderia ser realizado 100% por inteligência artificial. “Estamos falando de aproximadamente 600 milhões de empregos que poderiam desaparecer hoje mesmo, se as empresas tivessem capacidade técnica ou consciência do que já é possível fazer com IA. Este cenário está se tornando uma realidade cada vez mais presente”, finaliza.
Alan Nicolas - empresário e referência no mercado digital, ele está redefinindo como pessoas e empresas interagem e se beneficiam da inteligência artificial na vida cotidiana. Sua habilidade em construir e liderar empresas rumo ao sucesso reflete sua visão de que a tecnologia, quando usada corretamente, pode ser uma poderosa alavanca para crescimento pessoal, profissional e financeiro. Fundador da Comunidade Lendár.I.A, um ambiente colaborativo repleto de trocas, conexões e evolução exponencial, Alan criou um espaço onde entusiastas, profissionais e curiosos podem se unir para explorar o universo de possibilidades desse novo momento. Essa comunidade não é apenas um fórum para discussão; é um ecossistema onde a aprendizagem e a inovação ocorrem de maneira orgânica e contínua.
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