A Agência Sebrae
de Notícias preparou uma série de orientações para o microempreendedor
individual descansar sem culpa
Muitos brasileiros costumam aproveitar os meses de
dezembro e janeiro para tirar férias. Mas a decisão não é tão simples quando
você é dono de um negócio e, especialmente, se você é um Microempreendedor
Individual (MEI), modalidade que permite a contratação de, no máximo, apenas um
funcionário.
Para ajudar os empresários que almejam se ausentar
das atividades do empreendimento para um merecido descanso, a Agência Sebrae de
Notícias conversou com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae,
Enio Pinto, que traz dicas para você curtir o recesso sem culpa, mas com muita
organização.
Confira abaixo!
1. Treine seu colaborador ou
contrate um temporário
Para quem tem apenas um funcionário, o ideal é delegar a ele a rotina mais
operacional e focar nas questões estratégicas. Treine o seu colaborador para o
período em que você estiver ausente de forma que ele consiga prosseguir com as
atividades. Caso você trabalhe sozinho, contrate temporariamente um
profissional – ele ficará responsável por, minimamente, não deixar os seus
clientes sem um retorno, além de dar andamento a algumas atividades enquanto
você está fora. A arte de delegar tem ganhos muito concretos para o negócio.
Você tem de delegar questões mais operacionais, “mais bíceps”. E ficar para
você, o gestor empreendedor, questões que de fato são críticas, que vão fazer a
diferença na prestação dos seus serviços. O principal é se desocupar e ter
tempo na agenda para fazer aquilo que de fato é a essência no seu negócio:
entregar valor ao seu cliente.
2. Aposte em períodos curtos
de férias
Naturalmente, se você não tem um time consistente, o ideal é planejar períodos
de férias curtos e, necessariamente, no contrafluxo da sua melhor temporada, o
que chamamos de sazonalidade negativa, quando a procura por seus serviços ou
produtos está no período mais baixo do ano. Empreendimentos que têm uma
sazonalidade negativa muito acentuada podem até desativar seu funcionamento
nesses períodos, como a rede ligada ao turismo, por exemplo. Determinadas
regiões do país em que o turismo fica praticamente morto em função das
condições climáticas têm pousadas e restaurantes que podem fechar na baixa
temporada.
3. Comunique seu cliente com
antecedência
Outra providência é comunicar seu afastamento com alguma antecedência,
informando o seu cliente sobre o período que você estará fora.
4. Organize um plantão de
atendimento
Uma alternativa interessante é montar um plantão de atendimento ao cliente em
um canal remoto na internet ou em uma rede social. O pequeno empreendimento
costuma ter um combo. Por exemplo, utiliza o Instagram para divulgação de
imagens e vídeos do produto e/ou serviço, deixando ali, na plataforma, um link
para o WhatsApp da empresa, para fechar a venda por esse canal.
É sempre desafiante tirar férias quando você é empreendedor e não conta
com um time. O conjunto de todas essas dicas vai te permitir se afastar por um
período.
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