terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Como motivar os estudantes a voltarem à rotina escolar?

 

Confira dicas de Jonas Carvalho, analista pedagógico da Plataforma Amplia



Com a entrada de um novo ano, a comunidade escolar se prepara para retomar a rotina de volta às aulas. Afinal, durante o período de férias, os alunos experimentaram horários flexíveis, passando mais tempo em casa e em diversas atividades de lazer e entretenimento.

 

Por conta dessa mudança de hábitos, muitas vezes, na hora de voltar à rotina escolar alguns estudantes sofrem com a dificuldade de adaptação, o que pode refletir diretamente na capacidade de aprendizado.

 

Para explicar o porquê deste processo e como é possível evitá-lo, Jonas Carvalho, analista pedagógico da Plataforma Amplia, sistema de ensino voltado para a educação básica, aborda a relevância do tema, trazendo dicas essenciais para ajudar neste momento.

 

“A importância de os estudantes retomarem as atividades escolares motivados é significativa, pois impacta em aspectos do processo educacional. A falta de motivação, por sua vez, pode afetar o ano letivo inteiro, influenciando diretamente em seu desempenho acadêmico. Um aluno motivado tem maior probabilidade de se envolver ativamente no processo de aprendizagem e de dedicar mais tempo aos estudos. Além disso, a motivação (ou a falta dela) impacta também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a autoestima, resiliência, perseverança e autogestão”, explica Carvalho.

 

Tendo em vista esses fatores, o pedagogo afirma que é importante identificar quais os principais pontos que dificultam a adaptação da rotina dos estudantes no retorno às aulas, para assim, traçar estratégias que possam ajudar nesta questão.

 

“Durante as férias, muitas vezes, os alunos adotam rotinas mais flexíveis e menos estruturadas, como a própria hora de dormir, na qual os padrões de sono são alterados. Além disso, se envolvam em atividades de lazer e entretenimento que, se comparadas com as atividades ligadas ao ambiente escolar, podem gerar atrito. Levando esses fatores em consideração, é possível imaginar o sentimento de desconexão que é gerado no aluno com relação ao espaço escolar e aos próprios pares”, comenta.

 

Segundo ele, neste contexto, é importante uma reintrodução gradual à rotina, ou seja, iniciar esse processo de retorno com atividades leves, aumentando gradualmente a intensidade ao longo dos primeiros dias.

 

“Vale considerar a construção de um espaço acolhedor, criando uma atmosfera positiva e convidativa. Isso pode ser feito de maneira simples, como decorando a sala de aula ou incentivando atividades que promovam a integração entre estudantes, como jogos, dinâmicas e conversas em grupo. Essas atividades podem ajudar a fortalecer os laços sociais e criar um senso de comunidade entre os pares”.

 

Outra orientação do pedagogo para estimular a motivação do aluno é o uso de materiais didáticos que priorizem o seu protagonismo, fazendo com que ele se veja como parte do processo de ensino. “Materiais com conteúdos atualizados e contextualizados, trazendo exemplos reais, recursos visuais e auditivos dão abertura para trabalhar com os diversos estilos de aprendizagem, o que aumenta a compreensão de como cada indivíduo aprende, considerando a individualidade de cada um e aproximando esse aluno do aprendizado”, conclui Jonas.

 

Para finalizar, o educador ressalta a importância do apoio da comunidade escolar ao estudante. “A reintegração social pode levar tempo. Esse período pode vir acompanhado também de desafios emocionais e de concentração. Por isso, é importante que ele encontre todo suporte necessário dentro e fora da escola”, finaliza.



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