Dizer que 2023 foi um ano transformador seria eufemismo.
Passamos por diversos fatores que ocasionaram uma mudança nas expectativas dos
clientes. A personalização é a principal delas, que emerge como um pilar
central, permitindo soluções adaptadas às preferências e necessidades
individuais de cada cliente.
Imagine uma experiência de compra onde tudo se alinha perfeitamente com suas
preferências e necessidades, como se toda a loja ou serviço tivesse sido
projetado especialmente para você? Essa é a essência da personalização.
Com os consumidores cada vez mais exigentes, as empresas estão direcionando
seus esforços para oferecer produtos e serviços altamente personalizados. A
capacidade de compreender e antecipar as necessidades individuais dos clientes
tornou-se crucial, impulsionando a lealdade e a satisfação do cliente.
O diferencial competitivo em 2024 está enraizado na personalização. As empresas
estão abandonando soluções genéricas em favor de abordagens específicas para
cada cliente, reconhecendo que a verdadeira vantagem está em oferecer
experiências adaptadas e únicas. Propostas personalizadas, que melhorem a
experiência do público, são a chave para aumentar a satisfação do cliente e
promover a fidelidade de longo prazo.
À medida que as interfaces baseadas em voz como a Alexa, da Amazon, e o Google
Assistant se expandem além das residências e se preparam para conquistar o
terreno empresarial, a interação por comandos de voz com as empresas se tornará
o ‘novo normal’. Com essas ferramentas, além das pessoas fazerem perguntas
cotidianas, como sobre o clima, também poderão solicitar para a IA insights
relevantes para uma proposta específica.
A assistência por voz, ativamente moldando o comportamento do consumidor, surge
como uma área pronta para transformação. Cada vez mais, as empresas terão que
se adaptar às abordagens automatizadas para não perderem o “timing” e o
cliente.
A pesquisa Data and AI Leadership Executive Survey 2022 apontou que 90% das
empresas relataram que planejavam implantar IA ainda em 2023. Isso significa
que quase 40% de todas as interações com os clientes serão automatizadas por
meio de IA e haverá aprendizado de máquina nos próximos anos.
Em 2024, podemos esperar que a experiência do cliente passe por novas transformações,
impulsionadas pelo fluxo contínuo de avanços tecnológicos, pela evolução das
preferências dos clientes e pelas tendências emergentes. O advento da interação
por voz representa mais do que uma simples escolha, no qual o comando não
apenas se coloca como uma alternativa, mas se estabelece como um pilar
inabalável na evolução constante do atendimento ao cliente.
À medida que nos dirigimos a esse novo panorama, a ênfase na experiência do
cliente não é apenas uma estratégia, é a essência que impulsiona a evolução do
atendimento ao cliente para novos patamares de excelência e satisfação.
Marcus
Piombo - CEO da Necxt, empresa especializada em Customer Experience (CX) e
atendimento ao cliente do Grupo Stefanini.
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