Um planejamento
eficaz é um dos primeiros passos para conquistar melhores resultados para a
empresa
Uma pesquisa da RD Station sobre o
Panorama de Marketing 2023, publicada em agosto, revela que 33% dos
entrevistados possuem metas tanto de marketing quanto de vendas, fatores
fundamentais para o sucesso de todo e qualquer negócio.
Quando um empreendedor decide começar a
sua própria empresa, o primeiro passo é montar um plano de negócios, pois é por
meio dele que será possível trilhar o melhor caminho e se preparar para as
possíveis mudanças e dificuldades. No entanto, vale ressaltar que ele deve
contemplar também o planejamento de marketing, fator fundamental para auxiliar
no crescimento do negócio e aumento das vendas.
A Gofind, empresa de soluções online to
offline para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas onde sua marca está
presente incrementando vendas e market share, lista seis dicas para aqueles que
precisam criar o seu próprio planejamento de marketing:
1 - Público-alvo
Esse é, sem dúvida, o primeiro passo
para um planejamento de marketing de sucesso. Por mais que você deseje atingir
pessoas diferentes com o seu produto ou serviço, é primordial que tenha em
mente qual é o seu público-alvo. Afinal, quem quer agradar a todos acaba não
agradando ninguém. Por isso é necessário definir a ‘persona’ ideal para saber
onde concentrar as ações de marketing.
2 -
Geomarketing
Depois de definida a persona, as campanhas de marketing devem ser focadas
na geolocalização do público. Não adianta o produto ou serviço ser divulgado
para pessoas que não tenham acesso a eles. Além disso, a divulgação não pode ser
feita em massa. Ela precisa ser estratégica para atingir o cliente certo, no
momento certo.
3 - Local Search
Mais conhecido como estratégia de
buscas locais, o Local Search irá ajudar a aproveitar os termos de busca do
Google, ou seja, as palavras-chave para aumentar a relevância do seu negócio
nas páginas de resultado. Isso é extremamente importante, já que estudos
apontam que mais de 80% das pessoas não chegam sequer a pesquisar na segunda
página dos resultados do Google. Para estar em destaque na primeira página,
utilize estratégias de SEO.
4 - Redes sociais
Poucos lugares proporcionam tanto a
interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal
criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo. Assim,
ter uma página nas principais redes sociais, onde o seu público se encontra,
tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para
que as pessoas conheçam mais detalhes da sua empresa.
5 -
E-mail marketing
Ao contrário do que muitas pessoas falam, o e-mail marketing não morreu.
Ele continua sendo um dos maiores aliados que uma empresa pode ter na sua
estratégia de marketing, devendo ser utilizado como método de fortalecimento da
marca, aumento das vendas, comunicação com clientes e para conquistar
potenciais clientes.
6 - Análise e mensuração de dados
Essa é uma etapa fundamental para a
melhoria contínua do planejamento de marketing. Métricas como o Retorno Sobre
Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser
analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas
rapidamente, colocando melhorias em prática.
Gofind
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