segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ENEM e Vestibulares – Especialista dá orientações para lidar com a ansiedade

Está aberta a temporada de provas e vestibulares de 2023!



Com o fim do mês de Outubro e o início de Novembro, começa a maratona de provas para uma série de estudantes em todo o país! Uma das mais importantes, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, acontece nos dias 05 e 12 de Novembro.

A proximidade das datas dos vestibulares pode trazer muita ansiedade para os dias dos estudantes, que veem nessas provas a possibilidade de início de uma nova etapa na vida. Ao mesmo tempo em que uma dose de adrenalina pode fazer bem, ficar muito ansioso pode prejudicar o desempenho nos exames, atrapalhar a performance nos estudos ou até mesmo trazer problemas para os momentos de descanso.

Sueli Conte, que é psicopedagoga, mestre em Educação, doutoranda em Neurociência e fundadora do Espaço Saúde Integrativa by Sueli Conte, explica que os estudantes podem e devem se preparar mental e fisicamente para as provas. De acordo com a profissional, isso vai ajudá-los a ficar tranquilos e com a autoestima bem elevada. “Eles devem saber que são capazes de realizar as provas e isso pode ser feito através de diálogo. A parte socioemocional deve ser trabalhada, mas não apenas nos últimos dias ou na véspera da prova, pois isso pode causar mais ansiedade e medo. Este trabalho deve ser iniciado ainda no primeiro ano do Ensino Médio ou até antes. O controle das emoções é um bom sinal para se sair bem nas provas”, afirma a especialista.

A psicopedagoga orienta que na véspera do dia da prova a melhor estratégia é descansar. Isso significa que o estudante deve procurar dormir cedo, cuidar da alimentação, optando por alimentos leves e bebendo muita água. Ela indica o relaxamento por meio de exercícios de respiração, que se ouça música ou que se faça outra atividade da qual goste a fim de esquecer da prova e evitar estresse.

Já no momento do ENEM ou do vestibular, Sueli Conte recomenda que os estudantes façam a leitura das questões com calma e refletindo sobre os temas propostos. Ela indica iniciar pelas disciplinas em que o aluno tem certeza de que está mais preparado. “Ao fazer as questões mais simples primeiro, o estudante ganha confiança para encarar aquelas mais complexas”, explica.

Outra orientação importante da mestre em Educação tem relação com o tempo gasto em cada questão. “A dica é: não tenha pressa, mas também não demore tanto. Tenha em mente que há um limite. É importante marcar o tempo de início e quanto tempo de duração total tem a prova. Divida as questões e mantenha o equilíbrio”, recomenda.

Sueli Conte preparou uma lista com dicas especiais para ajudar a manter a concentração e o equilíbrio antes das provas:


- Faça autoavaliação de sua aprendizagem, o melhor é aprender sempre e jamais decorar;

- Não fique pensando na prova no dia anterior, foque em coisas que gosta de fazer;

- Escute uma boa música e faça exercícios de mentalização positiva;

- Não deixe que sua mente domine suas emoções. Use a razão, esqueça a prova que passou;

- Faça exercícios de respiração, mentalize belas paisagens, o mar ou as montanhas, converse com as plantas, adquira equilíbrio emocional de dentro do seu “eu”. Nós somos capazes de vencer as dificuldades. Para isso, basta concentração no que desejamos conquistar;

- Refletir, selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações que passam pela mente antes de um evento tão importante. O ideal é conversar com outros colegas e deixar a mente relaxar;

- Por fim, digo que poderia apontar muitas outras dicas, mas, afirmo que sem o equilíbrio socioemocional, qualquer pessoa irá ficar ansiosa diante de um evento e desafio desta grandeza. Os estudantes devem compreender que não há problema em fracassar! Isso faz parte do processo de aprendizagem. É preciso entender que será possível fazer novas escolhas e tentativas. O importante é ter autoestima e se sentir feliz.



Por fim, a psicopedagoga, mestre em Educação, doutoranda em Neurociência e fundadora do Espaço Saúde Integrativa by Sueli Conte, orienta que os estudantes só corrijam uma prova já realizada se entenderem que conseguem fazê-lo sem se abalar emocionalmente para a próxima. “Uma boa dica para o aluno que deseja corrigir e perceber que não foi bem, é refazer a prova. Isso ajuda na concentração e faz com que ele visualize as questões onde teve mais dificuldade. Porém, o ideal é fazer isso junto da família e sempre pedir ajuda para não ficar desestimulado se algo não foi tão bem. Palavras de incentivo dos pais e responsáveis podem ajudar. Como psicóloga, oriento que todas estas dicas e atividades motivacionais para o ENEM devem iniciar logo no primeiro ano do Ensino Médio. Os alunos podem ser incentivados a ser treineiros e, desta maneira, se acostumar com as provas aplicadas. Não existe milagre, não há cura instantânea para a ansiedade e se a família percebe tais sinais nos filhos, devem procurar ajuda de um especialista e, desde cedo, mudar os hábitos da família. Nesta semana tão decisiva, ajuda - e muito - manter um ambiente limpo, organizado, com aroma agradável e sempre com tons baixos. É o momento em que a família se concentra junto e auxilia no equilíbrio dos estudantes. O importante é equilibrar as horas de prática com a teoria, esquecendo o medo”, finaliza a profissional e especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário