É
essencial que as empresas estejam atentas e adaptem suas estratégias de
marketing e produtos de acordo com as preferências em constante mudança da
Geração ZReprodução Internet
Divulgação
Ultimamente, tem sido muito discutido os comportamentos de consumo da Geração Z (Gen Z ou Zoomers), geração essa que é formada pelas pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. As pessoas dessa época presenciaram a grande evolução da informação em massa e entretenimento na internet, televisão, vídeo game e principalmente, dos aparelhos tecnológicos modernos. No Brasil, eles compõem 20% da população do país, segundo um estudo da McKinsey em parceria com a Box1824.
Em suma, o comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. “Ele é influenciado por alguns fatores, como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Entender esse conceito é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio”, destaca Lucio Aleixo Filho, CEO do Estúdio 767 em BH e consultor empresarial com foco em franquias, finanças e varejo.
O comportamento de consumo da Gen Z preza pela sustentabilidade, transparência, e lida com questões sociais, ambientais e políticas. Sendo assim, por serem nativos digitais e estarem acostumados com conectividade e imediatismo, tudo é para ontem e precisa ter velocidade. “Por isso, é necessário garantir uma experiência de usuário suave e sem barreiras, por exemplo, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva”, completa Lucio.
Outras características de consumo dos Zoomers
·
Propósito: Os zoomers não compram
pelo simples ato de comprar. Cada vez mais, eles buscam empresas que
compartilham os seus valores e apresentam um propósito claro para as suas
soluções;
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Saúde mental: Os serviços de cuidado
emergencial por telefone, aplicativos de saúde e redes sociais são as
ferramentas mais usadas por esse grupo para cuidar da saúde mental;
·
Consumo responsável: A geração Z é
marcada por um pragmatismo em relação às suas finanças. São jovens que cuidam
do seu orçamento e analisam os produtos com cuidado antes de fazer uma compra,
principalmente no ambiente digital;
·
Consciência socioambiental: A gen Z é
uma das gerações mais engajadas em causas sociais, ambientais e políticas.
Tratam-se de consumidores preocupados com a sustentabilidade, a igualdade
social e o desenvolvimento econômico;
·
Diversidade: Os zoomers compõem a
geração que mais valoriza a diversidade e inclusão, desejando quebrar os paradigmas
das gerações anteriores;
·
Conectividade: Os jovens dessa
geração valorizam a comunicação e o diálogo, assim como a transição entre
diferentes comunidades. Para isso, a internet e, em especial, as redes sociais
desempenham um importante papel para eles;
·
Omnicanalidade: Os consumidores da
geração Z valorizam a experiência proporcionada pelas lojas físicas, mas também
gostam da agilidade oferecida pelo processo de compra do e-commerce;
·
Privacidade: Os zoomers já nasceram
em meio à tecnologia, com as potencialidades e perigos dela. Dessa forma, são
muito preocupados com a própria privacidade, suas informações e dados pessoais.
Fonte: Lucio Aleixo Filho
- CEO do Estúdio 767 em BH e consultor empresarial com foco em franquias,
finanças e varejo. @767estudio
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