O giz que risca a lousa com números, letras e fórmulas ainda é o mesmo, mas a missão de educar tem passado por mudanças significativas ao longo dos séculos, exigindo cada vez mais dos professores a capacidade de se adaptar aos novos tempos. O avanço tecnológico e as diversas abordagens educacionais disponíveis atualmente demandam várias habilidades desses profissionais. O professor do futuro é, ao mesmo tempo, técnico e humano, um profundo conhecedor das ferramentas educacionais e das necessidades emocionais de seus estudantes.
No decorrer dos últimos anos, essas mudanças têm se
acelerado ainda mais, tornando-as tão rápidas quanto necessárias. Muitas
escolas relatam dificuldades na contratação de educadores em diversas áreas.
Para a gerente-geral do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e
Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo), Maria Fernanda Suss, isso
ocorre porque, em uma das profissões mais tradicionais e respeitadas do mundo,
é desafiador acompanhar a velocidade das transformações atuais. “Hoje, buscamos
profissionais capazes de se manter em constante formação afetiva e pedagógica,
o que não é uma tarefa simples. Portanto, é também responsabilidade da escola
contribuir para que os professores tenham a oportunidade de conhecer e dominar
as novas ferramentas, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades
interpessoais”, afirma. A especialista lista cinco habilidades indispensáveis
para o professor do presente - e do futuro.
- Aprimoramento constante: o desafio/missão do
profissional de educação no presente, para permanecer na sala de aula do
futuro, é estar sempre em desenvolvimento, aprimorando o olhar e a prática
pedagógica para dar conta dos diferentes públicos que encontrará na
comunidade escolar. “A profissão de professor precisa ser sinônimo de
pesquisador; de profissional crítico, reflexivo e criativo em relação à
sua prática”, explica.
- Empatia e relacionamento interpessoal: “É fundamental que os
professores estabeleçam relações empáticas com os estudantes,
compreendendo suas necessidades, interesses e motivações. Criar um
ambiente de aprendizado positivo e de confiança é essencial para promover
um engajamento significativo dos alunos”, ressalta Maria Fernanda.
- Criatividade e inovação: a capacidade de desenvolver
atividades de aprendizado criativas e inovadoras é crucial para envolver
os estudantes e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais estimulante
e eficaz. Os professores devem estar abertos a experimentar abordagens
novas e criativas em suas aulas.
- Uso adequado da tecnologia: o uso adequado da tecnologia
no ambiente escolar permite que os estudantes usufruam de forma consciente
dos recursos tecnológicos. Para que essa experiência seja eficaz, é
fundamental que o professor planeje cuidadosamente o uso da tecnologia em
sala de aula, garantindo que seja significativo para o processo de
aprendizagem dos estudantes. Nesse cenário, a tecnologia deve ser vista
como uma ferramenta facilitadora que complementa e enriquece o ensino,
mantendo o foco na aprendizagem significativa e no desenvolvimento
integral dos alunos.
- Reflexão
crítica e conhecimento pedagógico: “Os professores devem ser
capazes de refletir criticamente sobre suas práticas de ensino,
questionando constantemente suas abordagens e buscando maneiras de
aprimorar a aprendizagem dos alunos, com foco no desenvolvimento de
habilidades cognitivas que permitam aos estudantes desenvolverem o
pensamento crítico e a ação. Isso envolve uma análise profunda e contínua
das próprias ações e dos resultados alcançados ao longo do processo de
aprendizagem”, conclui Maria Fernanda.
Grupo Positivo
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