Conexão imediata ao Instagram e uma
navegação aparentemente simples, somados à facilidade de atingir comunidades do
público-alvo, são as principais vantagens do aplicativoDivulgação
Nas últimas semanas, muito se
falou da nova rede social Threads, lançada pela empresa Meta (antigo Facebook)
no início de julho. Trata-se de uma plataforma de conversa com base em textos,
bem semelhante ao Twitter.
Nos primeiros cinco dias após
seu lançamento, o aplicativo bateu recorde de downloads no mundo e atraiu mais
de 100 milhões de usuários. Para efeitos de comparação, o Instagram levou 2
anos e meio para alcançar essa mesma marca; o Tik Tok conseguiu em nove meses;
e o ChatCPT, em dois meses.
Com a febre de interesse pela
novidade, grandes marcas e usuários de todo o mundo abriram seus perfis no
Threads. Mas será que vale a pena apostar na plataforma para fazer negócios,
principalmente para pequenos e médios empreendedores?
A resposta dos especialistas é
sim! O Threads é um aplicativo independente, mas que se integra ao Instagram e
permite que os usuários façam login usando as mesmas credenciais, trazendo
consigo os seguidores da rede irmã.
“Não é uma moda, é realmente
uma ótima ferramenta de trabalho para crescer nos negócios”, avalia João
Fernando Saddock, especialista em marketing e inovação. “O Threads já nasceu
grande desde o começo e apesar de ainda não permitir anúncios, a Meta deve
lançar em breve atualizações que vão beneficiar o empreendedor”, acredita.
A base de usuários do Instagram
é uma das maiores vantagens do Threads em relação a outros aplicativos
similares. O aplicativo permite que os usuários publiquem posts de até 500
caracteres com links, fotos e vídeos de até 5 minutos.
COMUNIDADES
Segundo a Meta, a nova rede
social fornece uma plataforma de mensagens focada e simplificada, permitindo
que as empresas se conectem com seus consumidores facilmente.
Na área “Rede de Negócios” é
possível garantir que anúncios importantes cheguem às pessoas certas
imediatamente. Isso pode ser traduzido em dados de produtos, lançamentos, ofertas
exclusivas, novidades da empresa e comunicados.
A especialista em marketing e
vendas pelas redes sociais, Camila Silveira, diz que uma das principais
vantagens do Threads é a simplicidade de publicação e a informalidade.
“A plataforma traz novas formas
de divulgação, deixando o usuário livre do desenvolvimento de grandes produções
artísticas, o que pode ser usado como uma grande estratégia para a visibilidade
de novos negócios", diz.
Segundo ela, a possibilidade de
atuar de forma direcionada pode trazer uma evolução realista aos empreendedores
que acabaram não tendo os nichos trabalhados de forma assertiva em outras
plataformas.
“Ele permite que os usuários
discutam e compartilhem informações relevantes, criem um senso de pertencimento
e fortaleçam o relacionamento”.
Outro ponto importante é a
integração com os clientes. “Essa participação demonstrará o compromisso do
empresário em ouvir seus clientes e oferecer suporte, estabelecendo uma relação
de confiança”, pontua Camila.
O Threads ainda pode ser um
espaço valioso para coletar feedback dos clientes e envolvê-los na cocriação de
produtos ou melhorias. “As empresas poderão realizar pesquisas, lançar enquetes
e pedir sugestões para aprimorar seus produtos e serviços com base nas
necessidades e desejos dos consumidores”, ressalta a especialista.
Já para Saddock, é fundamental
que um empreendedor, que vislumbra novas oportunidades para seu negócio, esteja
na nova rede. “É de graça e mais um meio dele fazer a publicidade de seu
negócio. Não tem porquê não estar, mesmo sendo um pequeno ou médio empresário.
O Threads traz possibilidades e oportunidades que serão cada vez mais
aprimoradas para as empresas e não apenas para usuários comuns.”
Ele acrescenta: “O empreendedor
pode, em um primeiro momento, não conseguir postar uma galeria sobre o seu
produto, mas, ao conseguir se conectar com seu público-alvo, isso pode fazer
esse cliente buscar pelo seu produto em outro momento. É uma oportunidade
promissora para os negócios", avalia Saddock.
VANTAGENS
PARA O EMPREENDEDOR
Compartilhamento
de conteúdo em massa - O Threads se integra
automaticamente ao Instagram, o que permite compartilhar conteúdo de texto ou
vídeo facilmente.
A Meta tem abordado
influenciadores de redes sociais para estarem no Threads, incentivando-os a
postar. Isso deve gerar um fluxo de pessoas muito grande na plataforma,
aumentando consideravelmente o apelo para empresas e anunciantes.
Suporte
instantâneo ao cliente - O aplicativo oferece
uma conexão rápida e direta com o cliente, a fim de solucionar dúvidas ou
receber comentários. Os recursos de mensagens rápidas do Threads podem permitir
a satisfação e a fidelização do consumidor.
Networking - Estar no Threads abre oportunidades de networking com empresas e
profissionais com interesses semelhantes, o que pode gerar parcerias e novas
chances de negócios.
Privacidade
e segurança melhoradas - Com configurações de
privacidade personalizáveis, a empresa pode escolher que apenas pessoas
autorizadas tenham acesso às suas atualizações e conversas de negócios, caso
haja alguma informação que não precisa estar aberta a todos, por exemplo.
ANÚNCIOS
EM BREVE
Embora ainda não exista a
possibilidade de fazer publicidade aberta, o que deve ser disponibilizado pela
Meta em um futuro não tão distante, outros formatos comerciais específicos já
estão sendo testados, as chamadas “publis”.
Nos minutos iniciais que o
Threads funcionava, a marca de itens de limpeza Cif, da Unilever, colocou
influenciadores conhecidos para falar do produto no aplicativo.
A Meta começou a implementar
aos poucos novos recursos que irão permitir que os profissionais de marketing e
criadores de conteúdo façam promoções pagas por empresas.
A companhia já vem buscando
aproximar alguns recursos do Instagram e Facebook para o Threads, afirmam os
especialistas. A partir disso, é de se esperar que a Meta também importe
modelos de monetização de influenciadores, por exemplo, que já foram
implementados no passado e passaram por melhorias.
Ainda é cedo para afirmar se a
nova rede vai vingar? Há elementos favoráveis para que sim, como a já citada
conexão ao Instagram e uma navegação bastante simples. Resta acompanhar o
entusiasmo das pessoas que estão entrando na rede e explorar a plataforma para
entender melhor as possibilidades e qual o seu diferencial.
COMO
ACESSAR?
1 - Para levar sua empresa para
a nova rede social basta baixar o aplicativo, que está disponível para usuários
de iOS e Android, e criar uma conta. É possível usar as credenciais do Facebook
ou do Instagram para isso. Assim, as redes sociais ficam integradas e os
seguidores podem ser migrados.
2 - Crie um perfil com foto e
uma biografia da sua empresa. Quanto mais detalhado o perfil, mais o aplicativo
poderá combiná-lo com conversas e comunidades relevantes. Como o Threads possui
uma abrangência grande de comunidades, explore e participe das conversas sobre
tópicos de interesse.
3- Conheça seu público e saiba
quais são os interesses dele, os costumes e as percepções.
4 - Explore diferentes formatos
de publicação, como fotos e vídeos.
5 - Evite publicar nas duas
redes (Instagram e Threads) como se fossem as mesmas, já que o Threads ainda
busca uma identidade.
6 - Como ainda não há anúncios
pagos, vale criar uma conexão mais direta com o público ao divulgar produtos ou
serviços.
Cibele Gandolpho
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/threads-como-usar-a-nova-rede-social-no-seu-negocio
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