2 de maio, é o Dia Mundial de Combate à Asma
Imunobiológicos são
medicamentos seguros e eficazes para tratar asma
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas pulmonares com diferentes intensidades, frequentemente alérgica, acomete as crianças e os adultos, mas pode ser tratada e controlada. “Estudos apontam que cerca de 10% da população brasileira tem asma e que, aproximadamente, 2 mil pessoas morrem por ano, só no Brasil, por causa da doença”, conta Dr. Fabio F. Morato Castro, médico alergista e imunologista pela USP.
Filhos de pessoas com asma e/ou rinite alérgica têm mais chances de desenvolver a doença, mas outros fatores também são relacionados, como ambiente.
A asma alérgica pode se manifestar por chiado e aperto no peito, falta de ar e tosse. Os alérgenos mais comuns que desencadeiam a asma são os inalantes como: ácaros, fungos, animais domésticos, restos de insetos e pólen.
Quando não tratados os sintomas, a crise grave de asma pode levar a pessoa até mesmo a uma parada cardíaca. Portanto, ao observar a presença dos sinais, é fundamental buscar diagnóstico e tratamento adequado para o problema.
“Para a asma grave, de difícil controle, além das medicações habituais, hoje, em nosso arsenal terapêutico, também temos alguns medicamentos imunobiológicos (as infusões com anticorpos monoclonais) para o controle da doença. São muito eficazes e seguros. O dupilumabe, benralizumabe, mepolisumabe e o omalizumabe são exemplos desses novos medicamentos infusionais, indicados, principalmente, nos casos em que a asma é refratária aos tratamentos convencionais ou quando os efeitos colaterais desses são intensos”, explica Dr. Fabio, que também é o diretor da Clínica Croce, centro de vacinação e infusão de imunobiológicos com especialistas das áreas de Alergia, Imunologia Clínica (doenças autoimunes, autoinflamatórias e imunodeficiências) e Endocrinologia.
O que fazer numa crise de asma? - Para quem sofre com crise de asma, é fundamental estabelecer um plano de ação junto com o médico. Esse plano deve incluir medidas que devem ser tomadas quando a crise for iniciada. Abaixo, seguem dicas para momentos de crise asmática:
· Pare o que está fazendo no momento e mantenha a calma, interrompa exercícios, sente-se, diminua o ritmo e comece a se concentrar na sua respiração;
· Puxe o ar pelo nariz e deixe-o sair pela boca, de forma pausada, com calma;
· Utilize o medicamento inalatório de forma correta e com calma, evitando o uso incorreto por nervosismo;
· Afaste-se dos gatilhos, se puder identificar algo que possa ser a causa da crise de asma. Caso tenha sido exposto a algum agente, tome um banho, lave a pele e cabelos, limpe o nariz e use soro fisiológico;
· Peça ajuda a familiares e amigos próximos;
· Caso a crise não melhore, ligue para o serviço de urgência e mantenha a concentração em sua respiração até o atendimento.
Conhecer o plano de ação para a crise de asma e colocá-lo em prática é uma forma de garantir o melhor atendimento e tratamento dos sintomas, evitando o agravamento e complicações que podem levar à morte.
A asma é um problema global de saúde pública, que afeta a qualidade de vida, prejudicando o período produtivo, podendo resultar em absenteísmo ao trabalho e à escola. Mas a doença tem controle e o médico alergista é um dos profissionais que podem ajudar esses pacientes.
Clínica Croce
www.clinicacroce.com.brhttps://www.facebook.com/clinicacroce/
https://www.instagram.com/croceclinica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário