domingo, 26 de março de 2023

A Competência de Ouro do Futuro: Pensamento Crítico

Você provavelmente já ouviu falar do Chat GPT. Ele está desempenhando um papel importante na automatização de muitas funções em vários campos profissionais. Vale ressaltar que ele não substitui completamente o papel dos seres humanos, especialmente no que se refere a habilidades humanas únicas, como a empatia. 

 

A psicóloga, especialista em neurociência, mestre em comunicação e CEO da Eleve Consulting, Shana Wajntraub, comenta que é necessário um pensamento crítico para fazer uma boa curadoria das informações e se atentar para não deixar o nosso conhecimento se tornar ultrapassado. No século passado, um conhecimento de 20 anos ainda era considerado atual. Hoje o conhecimento se torna obsoleto mais rápido, o que nos obriga a nos adaptarmos constantemente.

 

Mas afinal, o que é o pensamento crítico?

É a capacidade que temos de analisar informações de forma cuidadosa e racional, levando em consideração diferentes perspectivas e avaliando a qualidade e a veracidade das informações que nos são apresentadas.

 

E por que ele é tão importante?

Porque vivemos em um mundo cada vez mais complexo, de fake news e cheio de informações, onde é fácil se perder em meio a tantas opções. Mas se soubermos avaliar de forma crítica aquilo que nos é apresentado, teremos mais chances de tomar decisões mais assertivas.

 

Shana Wajntraub destaca que o avanço da tecnologia e o contexto complexo traz a necessidade de aprimorar o pensamento crítico. Ele envolve a habilidade de analisar informações, questionar as próprias ideias e opiniões, considerar diferentes perspectivas, ou seja, utilizar o "ceticismo de forma amável” e com uma boa retórica para influenciar as pessoas.

 

Duvidar de si mesmo e conviver com pessoas que possuem opiniões diferentes é uma maneira de melhorar a perspectiva do mundo. Pessoas com pensamento crítico estão sempre abertas a ouvir opiniões diferentes e fazer boas perguntas todos os dias. Conversar com pessoas de diferentes áreas pode enriquecer a visão do mundo e promover a desconstrução de preconceitos. 

No ambiente de trabalho, indivíduos com pensamento crítico são capazes de tomar decisões mais inteligentes e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.

A especialista Shana Wajntraub comenta que é importante aprimorar o pensamento crítico. Ele é um processo contínuo que exige prática e paciência e intencionalidade. Aqui estão algumas dicas para desenvolvê-lo:

 

  1. Faça boas perguntas: O pensamento crítico começa com fazer perguntas e questionar suposições. Ao se deparar com uma ideia ou informação, pergunte-se: isso faz sentido? Como eu sei que isso é verdade? Que evidências existem para apoiar essa afirmação?

    

  2. Analise fontes: Quando você encontrar informações, certifique-se de que elas sejam confiáveis e baseadas em fatos. Pergunte-se: de onde veio essa informação? É uma fonte confiável? Quais são os possíveis vieses ou motivações? 

    

  3. Considere diferentes perspectivas: O pensamento crítico envolve considerar diferentes pontos de vista e perspectivas. Ao avaliar uma ideia ou problema, tente se colocar no lugar de outra pessoa e pensar em como eles poderiam ver a situação.

    

  4. Use a lógica: O pensamento crítico requer lógica e razão. Quando você está avaliando uma ideia ou argumento, verifique se as conclusões fazem sentido e se as evidências são válidas. 

    

  5. Seja aberto a mudanças: O pensamento crítico envolve estar disposto a mudar sua opinião ou ponto de vista com base em novas informações ou evidências.

 

“O pensamento crítico envolve autoconhecimento, repertório, valores pessoais, ceticismo amável, análise de dados, abertura a opiniões diferentes e conversas construtivas. É importante sempre lembrar que não sabemos tudo, e que devemos permanecer abertos a aprender e evoluir constantemente.” Finaliza Shana Wajntraub.

 

 

Shana Wajntraub - conhecida como Shana Eleve - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Professora da HSM, palestrante da HSM expo em 2021. também palestrou no CBTD em 2020 e 2021 e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, Vivo, Amil, Magazine Luiza, Camil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário