Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Elisa Neiva Vieira, fala sobre as dicas e desafios para lidar com o Mutismo Seletivo no início do período letivo.
O Mutismo Seletivo (MS) é
definido como um transtorno de ansiedade, no qual a criança apresenta
incapacidade de falar e se comunicar em ambientes sociais selecionados, dados
do DSM – 5 (APA, 2014) mostram que a prevalência do transtorno de mutismo
seletivo varia entre 0,03 e 1% da população, desenvolvendo-se principalmente
entre crianças de 3 à 5 anos, podendo persistir até a idade adulta. Geralmente,
há um espaço de tempo considerável entre o momento em que o MS se manifesta e
quando ele é diagnosticado, isto porque, ele somente é reconhecido quando a
criança entra na escola, por volta dos cinco anos de idade, sendo este um dos
motivos da dificuldade de se fazer o diagnóstico preciso do início do MS.
Elisa Neiva Vieira, é psicóloga clínica formada pela Puc Campinas
e pós-graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Há 26 anos a
especialista em Terapia Cognitivo Comportamental se dedica ao estudo e trabalho
com crianças, adolescentes e adultos com Mutismo Seletivo, sendo fundadora do
Instituto Mutismo Seletivo Brasil para atendimento especializado a este
transtorno de ansiedade. Em suas redes sociais Elisa Vieira afirma que,
“crianças com Mutismo Seletivo normalmente não se comunicam na escola,
entretanto, elas tendem a se comunicar perfeitamente em ambientes em que elas
se sentem confortáveis, como em suas casas”.
As análises de casos clínicos e a literatura sobre o Mutismo
Seletivo sugerem que estas crianças “querem”, mas não “conseguem” falar,
portanto, alguns cenários são considerados extremamente amedrontadores para
elas, tais como, festas, a escola e encontros familiares. Assim, voltar às
aulas após o período de férias pode ser um processo complicado tanto para a
criança ou adolescente com Mutismo Seletivo, quanto para os pais e professores.
A psicóloga Elisa Vieira, cita: "É fundamental que a escola permita que os
pais entrem com os filhos no espaço escolar, antes das aulas iniciarem.
Estratégias comportamentais precisam ser definidas entre a família, o psicólogo
e a escola para que a criança obtenha segurança”.
O Instituto Mutismo Seletivo Brasil, administrado pela
especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Elisa Vieira, oferece ainda
um guia psico-social direcionado aos educadores e às escolas, chamado GPS. Este
guia, segundo Elisa, “pode beneficiar várias crianças e escolas”.
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