Estar atento a
esse movimento é um diferencial competitivo de grande valor. A Provu lista
tendências para destacar sua empresa frente aos concorrentes e aumentar suas
vendas
O comportamento do consumidor está em constante
mudança, e estar atento a este movimento é um diferencial competitivo de grande
valor. Conhecer o seu cliente e entender o seu comportamento é fundamental para
saber a melhor maneira de oferecer a ele uma jornada de compras que seja
condizente com o seu perfil. A Provu,
fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, traz as
principais tendências para você ficar de olho em 2023 e implementar no seu
negócio, para se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais vendas.
1. A jornada online e offline
estão cada vez mais integradas
O crescimento das vendas online é algo que vem se
repetindo ano a ano. A pandemia da Covid-19 contribuiu para que muitas lojas
migrassem para o online para atender as necessidades do momento, já que muitos
clientes criaram o hábito de comprar sem sair de casa. Mas o que chama a
atenção, mesmo após o fim da pandemia, é a forma escolhida pelas pessoas para
receber o produto que comprou. 42% dos consumidores, ao fazerem compras pela
internet, optam por fazer a retirada na loja física, segundo levantamento
realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box. Ao fazer essa escolha, o
cliente evita filas e consegue retirar o produto adquirido online em uma loja
física com um prazo de entrega bem menor e sem custo de frete.Tudo indica que é
uma tendência que veio para ficar.
2. Uma boa experiência é
essencial
Consumidores são os melhores propagadores de uma
marca e recomendam quando têm uma boa experiência. Essa mesma pesquisa mostra
que 62% dos respondentes já desistiram de uma compra devido a uma experiência
ruim durante essa jornada. É essencial investir também em um bom atendimento e
manter uma boa comunicação com os seus funcionários. Um dos motivos da
desistência de uma compra online é a falta de segurança de dados e o medo de
achar que a empresa não é confiável. Por isso, é importante deixar visível que
a empresa segue a Lei Geral de Proteção de Dados e que preza pela segurança do
cliente. Meios de pagamento que não atendem às necessidades do cliente, falta
de parcelamento e frete e preços elevados também são fatores que contribuem
para o abandono de carrinho.
3. Smartphones em alta
Sua loja está responsiva para esse dispositivo? Em
outro levantamento, realizado pela Opinion Box em conjunto com Mobile Time, 84%
dos internautas compram com mais frequência na internet através de seus
celulares, e é justamente aí que as empresas vêm buscando investir. Ao criar um
site para a sua marca, pense em um layout atrativo e personalizado para o
celular, para que os clientes não desistam da compra por não terem
acessibilidade.
4. Ofereça novos meios de
pagamento
Cada vez mais as pessoas buscam comodidade e
flexibilidade para realizar pagamentos. De acordo com o Banco Central, 48
milhões de brasileiros não possuem conta bancária, e segundo a Provu, cerca de
32,4% dos brasileiros não utilizam nenhum tipo de cartão de crédito. Oferecer
diferentes meios de pagamento, como condições especiais para compras à vista, e
parcelamento no boleto é fundamental para conquistar e reter clientes e para se
manter competitivo no mercado. Opções como o Provu Boleto Parcelado, por
exemplo, são uma excelente alternativa para que clientes possam parcelar
compras sem cartão de crédito, enquanto o comerciante recebe o valor total da
compra, sem pagamento de taxas, como acontece com as maquininhas de cartão de
crédito.
Provu
Nenhum comentário:
Postar um comentário