Cresce o número de negócios que utilizam inteligência de dados e soluções integradas para a melhor tomada de decisões, geração de receitas e economia de tempo e custos
Empresas do agronegócio podem e devem contar com
soluções tecnológicas que têm como seus maiores benefícios os ganhos
qualitativos de gestão e a eficiência de processos internos. É a chamada
inteligência de mercado no agro. Muitas organizações já estão atentas a esse
fato, foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Dimensional Research, em
parceria com a empresa de tecnologia Rimini Street. De 100 CFOs ao redor do
País, 89% acreditam que o sucesso da companhia se deve à transformação digital.
É assim também que, da inteligência de mercado até
as soluções integradas, a startup mineira Seedz investe na gestão
de dados para as tomadas de decisões dos seus parceiros. São mais de 1.000,
espalhados pela América Latina, número que está em constante crescimento.
Com olhar holístico para a cadeia, a Seedz apoia os
parceiros através da sua plataforma de CRM e gestão de rebates, campanhas de
incentivos para a força de vendas, programa de engajamento de produtores e
fidelidade, soluções de gestão da fazenda e serviços financeiros. Integra-se,
assim, a indústria, o distribuidor e o produtor rural, facilitando a geração de
oportunidades para todos os elos.
André Coutinho, diretor comercial da startup,
explica que, dessa forma, a empresa busca acelerar a digitalização do agro.
“Desenvolvemos soluções tecnológicas que conectam a cadeia de valor do
agronegócio, gerando dados que aproximam produtores e oportunidades”, afirma.
Hoje, a plataforma de CRM da Seedz conta com mais
de 50 mil usuários ativos e cerca de R$ 50 bilhões em transações comerciais dos
parceiros. Também já são mais de três bilhões de moedas seedz distribuídas para
a força de vendas e produtores rurais, além da presença em 10 países. “Estamos
redefinindo o conceito de inteligência de mercado do agro”, destaca Coutinho.
Benefícios da inteligência de
mercado no agro
Atualmente, o pagamento dos incentivos à força de
vendas ainda acontece, em muitos casos, apenas após o fim do ano safra/fiscal.
O processo de apuração dos resultados não só é moroso, mas muito sofrido e
pouco confiável, uma vez que envolve múltiplas planilhas e depende de
interações com muitas pessoas.
Para Coutinho, a possibilidade de contar com dados
sólidos sobre o negócio faz com que as empresas do agro aumentem a eficiência
em processos internos. “Ao trabalhar com a Seedz, várias empresas têm reduzido
o tempo de pagamento de vários meses para apenas poucos dias após a realização
da venda. Em muitos casos, a distribuição dos incentivos já acontece em tempo real.
Isso representa um imenso avanço na agilidade de tomada de decisões e geração
de receita”, completa o diretor.
Ele pontua ainda que quando se tem uma plataforma e
dashboards com atualização em tempo real de dados de sell-in e sell-out e
análises de performance de vendas, fica mais fácil realizar a gestão de
programas de incentivo. Isso permite economia superior a R$ 15 mil/mês com
tempo da equipe e otimização de recursos dedicados a estas tarefas.
Outro benefício é que soluções automatizadas na
gestão de campanhas levam à maior segurança e transparência na troca de
informações entre distribuidores e fornecedores, favorecendo o investimento de
verbas adicionais. Além disso, as novas informações permitem melhor
planejamento e monitoramento das campanhas (e.g. ROI, resultados ao vivo),
formação de base qualificada de clientes e automação de ações de marketing. E,
como era esperado, a distribuição mais eficiente e ágil de incentivos para
vendedores surte efeito direto nos resultados financeiros.
Tecnologia e sucesso do
negócio
Em diferentes setores, a carência de dados precisos
pode acarretar em baixos níveis de vendas e consequente perda de espaço na
concorrência, dificultando o sucesso do negócio. É aí que a tecnologia pode ser
o segredo para o sucesso da gestão, vendas e geração de receitas.
Acompanhar o desenvolvimento de tecnologias e
implantar soluções inovadoras contribui para a precisão na tomada de decisões,
crescimento de pequenos a grandes negócios e impulsiona a economia brasileira.
No agronegócio, não poderia ser diferente.
“O agronegócio é um setor que olha para o futuro. O
mercado tanto de agricultura, quanto de pecuária está totalmente integrado com
diversas soluções facilitadoras. Inovação e agro andam juntos e tem um longo
caminho pela frente”, finaliza o diretor.
Seedz
www.seedz.ag
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