Veja dicas para consumidores e empresas evitarem se tornar vítimas de golpistas
Estudo inédito da Serasa Experian
traça o mapa das tentativas de fraudes no Brasil. No período de janeiro a
agosto deste ano, o país registrou mais de 2,7 milhões de tentativas de fraudes
contra o consumidor no país. Isso significa uma tentativa de fraude de
identidade a cada 8 segundos. Com quase um milhão (983 mil), o brasileiro com
idade entre 36 e 50 anos lidera a faixa etária com mais tentativas de fraudes.
Em segundo lugar, estão os consumidores de 26 a 35 anos, que sofreram com 751
mil tentativas. Depois aparecem: 51
a 60 anos (383 mil tentativas); até 25 anos (313 mil tentativas) e acima de 60
anos (299 mil tentativas).
Por estados, São
Paulo lidera o ranking, com cerca de 836 mil tentativas no mesmo período. Na sequência aparecem: Rio de
Janeiro, com 297 mil; Minas Gerais, com 236 mil; Paraná, com 180 mil e Rio
Grande do Sul, com 135 mil. Veja abaixo o ranking por Estados.
“Uma tentativa de fraude no Brasil a cada 8 segundos é um número bastante expressivo. É fundamental que as pessoas redobrem os cuidados com seus dados pessoais e que as empresas também invistam em soluções de autenticação e prevenção à fraude para ajudar a combater a ação de criminosos”, alerta o gerente executivo de Soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rafael Garcia.
No recorte por segmentos, o principal alvo dos criminosos foi o segmento de Bancos e Cartões, com 1,5 milhão de tentativas. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 472 mil tentativas, seguido pelo segmento de serviços, com 409 mil. Varejo aparece em quarto lugar, com 228 mil pessoas que foram alvo e Telefonia em último lugar, com 76 mil.
Veja dicas da Serasa Experian para consumidores e empresas evitarem ser vítimas de golpistas:
Consumidores:
·
Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver
certeza de que se trata de um ambiente seguro;
·
Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Nesses
momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para
tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de
sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e
informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de
mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas
não seguras, que contaminem os dispositivos com vírus para funcionarem sem que
o usuário perceba;
·
Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos,
como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
·
Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou
do aplicativo;
·
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar
por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o
contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
·
Monitore o seu CPF com frequência para
garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
Empresas:
·
Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos
consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de
detecção de fraudes e tecnologias cada vez mais sofisticadas ao longo da
jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência
integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes
e um time de especialistas em autenticação e prevenção à fraude
que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente
final. Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas
podem expandir os negócios com segurança.
·
Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja
atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima
atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no
processamento das transações à segurança;
·
Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode
reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a
empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário
dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e
os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação
é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a
própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda
mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;
·
Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é
essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter
acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a
veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é
outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação
cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando
situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam
de outras bases de dados confiáveis;
·
Consulte o perfil do seu cliente. Conhecer o cliente é, sem
dúvida, uma das maneiras mais eficientes de se evitar fraudes online. Quando a
empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do
seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por
exemplo. Fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
·
Para conferir mais informações e a
série histórica do indicador, clique aqui.
Para conferir
mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude –
Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases
de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente
na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da
aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela
Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já
consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de
Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs
consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).
www.serasaexperian.com.br
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