Nesse momento de eleições, fico observando a fala de muitos políticos de diferentes esferas do sistema e noto que, muitas vezes, falta comunicação assertiva, considerada é uma das mais importantes soft skills para o sucesso pessoal e profissional das pessoas.
Soft skills são habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas
atividades diárias e é através da comunicação assertiva que conseguimos
expressar nossos pontos de vista, defender um propósito, vender uma ideia e
gerar engajamento de todos para uma causa.
Nos meus trabalhos de desenvolvimento de soft
skills, noto alguns erros muito comuns que quero compartilhar com vocês para
que possam identificar se essas falhas estão presentes na sua forma de se
comunicar.
O primeiro deles está relacionado à falta de
clareza no encadeamento das ideias. Muitas pessoas não tem objetividade do
propósito da sua fala, em outras palavras, elas não sabem muito bem onde querem
chegar e, consequentemente, se perdem em seus discursos. Notamos isso quando um
político não responde claramente a um questionamento de um jornalista, fugindo
da pergunta principal.
Outro erro bastante comum é partir do princípio de
que aquilo que está sendo dito é óbvio. Nem sempre o que é óbvio para mim é
óbvio para o outro. Então, tenha sempre isso como premissa: pessoas que têm
essa crença do óbvio, tendem a se comunicar com um certo tom de soberba e
arrogância.
Um comportamento muito presente também é a
comunicação violenta que tem um tom direto, ríspido, e é impulsionado por uma
fala que carrega uma emoção junto, normalmente a raiva. Portanto, para se
comunicar assertivamente é fundamental reconhecer a emoção sentida naquele
momento da fala e observar a cena, compreendendo a sua necessidade, falando de
forma serena e leve para demonstrar seu ponto de vista.
Você sabia que 55% da nossa comunicação é
representada pela nossa linguagem corporal, ou seja, pelos nossos gestos, feições
e posturas do nosso corpo e que 38% da nossa comunicação é representada pelo
nosso tom de voz? Então, olhar para a forma como estamos nos expressando e o
nosso tom de voz é algo muito importante. A questão não é o que falamos, mas
sim “como” falamos, e que existem “n” formas de se falar a mesma coisa. C
Como especialista no tema, diria para você que a
escuta empática é uma soft skills fundamental para a comunicação assertiva,
pois é a nossa capacidade de compreender a dor do outro e, em algumas situações,
até senti-la. Ao sair da cena e se colocar no lugar do outro, você compreende
as suas necessidades e expectativas que muitas vezes não estão sendo
expressadas através da fala. Com isso, você consegue conduzir a conversa
assertivamente, propondo caminhos que o outro nem imaginava e permitindo que na
relação o outro possa se sentir visto, ouvido e respeitado.
Todos nós queremos nos sentir pertencentes e uma
das grandes formas para que isso aconteça é usar a comunicação de maneira
assertiva.
Lucedile Antunes - idealizadora dos best-sellers “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos” e “Habilidades do Futuro para o Profissional do Agora” e do recente “Soft Skills Kids: Como desenvolver as habilidades humanas nas crianças para se tornarem adultos bem-sucedidos”. É fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching, especialista no desenvolvimento de Soft Skills, Palestrante, Coach e Mentora de Carreira. Apaixonada por apoiar pessoas a evoluírem e por estimular transformações através da expansão de consciência, inspira as pessoas a assumirem seu protagonismo experimentando novas formas de agir e pensar, obtendo resultados completamente diferentes. É coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional.
Instagram: @antuneslucedile
Linkedin: LucedileAntunes
www.lantunesconsultoria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário