segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Controle de ponto digital ajuda pequenas empresas


Diante de tantos avanços ficou no passado a ideia de que pequenas empresas estão em desvantagem na evolução tecnológica. No caso do controle da jornada de funcionários a implantação de um sistema digital para organizar as horas trabalhadas poderia custar caro, mas não. O cenário mudou, tornando cada vez mais acessível. A evolução das ferramentas disponíveis no mercado e o custo mais acessível ao empresário, colocam os pequenos negócios em condições de ampliar seus níveis de produtividade e melhorar resultados.

Há 6 meses, a empresa Resolvo Prime, de Cuiabá, no Mato Grosso, implantou o aplicativo de controle de ponto Genyo. O negócio é focado no serviço de manutenção de ar-condicionado e conta com 4 funcionários. De acordo com a proprietária, Grazielly Caldas, a escolha foi motivada pela busca por processos mais confiáveis, ágeis e que ofereçam mais tranquilidade. “A ideia era agilizar nossa rotina de registro de ponto, dar mais transparência e garantir segurança tanto à empresa quantos aos funcionários. Tivemos melhorias no tempo do gestor e dos funcionários, além de evitar furo nos horários, e conseguimos relatórios mais rápido”.

O controle de ponto é obrigatório para empresas com 20 ou mais empregados, isso seguindo o que determina a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Mas existem empresas menores que apostam nesta forma de registro mesmo não tendo obrigatoriedade por força de lei.

O controle de ponto para pequenas empresas passou a ser permitido também de maneira digital. Sendo, inclusive, um dos dispositivos mais eficientes e seguros para realizar esse controle. É que quando implantado em pequenas empresas, o controle de ponto otimiza o trabalho do setor de RH, ou do próprio gestor, quando não há uma equipe própria para essa função.

“Por meio do controle de ponto digital, o profissional responsável pela área de recursos humanos da empresa tem acesso a esses dados em tempo real e pode notificar o colaborador de onde ele estiver em caso de irregularidade. Seja estendendo sua jornada de trabalho desnecessariamente ou realizando movimentações não-condizentes com o seu contrato de trabalho”, afirma o CEO da empresa Genyo, Leopoldo Magnus.

Aos poucos os antigos processos vêm sendo substituídos pela eficiência tecnológica. No caso do relógio de ponto eletrônico homologado, por exemplo, ele não permite que os dados sejam alterados após registro. Logo, esse equipamento funciona como prova em caso de cobrança de horas extras e prevenir custos onerosos para o pequeno negócio.

Na empresa Ativo Gestão, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, antes não tinham registros formais, mas há 3 meses foi implantado o sistema Genyo. O empreendimento, que é especializado em contabilidade estratégica, tem 8 funcionários no total. "O investimento no aplicativo de controle de ponto trouxe facilidade e confiança para empresa e funcionários além do custo-benefício. Acredito que entre as vantagens estão o engajamento do time, aumento de produtividade e planejamento de folgas e de fluxo de caixa para pagamento de horas extras”, explica a diretora de experiências, Michelle da Silva Almeida.

Se um pequeno negócio consegue ter uma profissional para cuidar do RH não é só o único setor a se beneficiar de um bom sistema de ponto eletrônico. Os donos e gerentes, podem usá-lo para acompanhar suas equipes e fazer análise de desempenho.

“O controle de ponto digital é mais que uma forma de atender a lei. É também a melhor maneira de as empresas conhecerem melhor o comportamento de seus colaboradores e o quão estão engajados com o negócio. Ele proporciona aos gestores conhecerem quais colaboradores mais oneram a folha de pagamento com a realização de horas extras desnecessárias e não solicitadas, além de ser um importante assistente para a valorização dos colaboradores que fazem um bom trabalho para a empresa”, finaliza o CEO da empresa Genyo, Leopoldo Magnus.

 

Fontes: Leopoldo Magnus - CEO da Genyo; Grazielly Caldas - empresária; Michelle da Silva Almeida - diretora de experiências.


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