Agência destaca que o cuidado integral e a realização de exames periódicos podem salvar vidas
O Outubro Rosa marca o
mês de conscientização sobre os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico
precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A Agência Nacional
de Saúde Suplementar (ANS) enfatiza as mensagens da campanha e destaca a
necessidade do cuidado integral quando se fala em saúde da mulher. Estar em dia
com a realização dos exames preventivos e o autocuidado são atitudes que podem
salvar vidas.
No Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a ANS estabelece, entre
outros tipos de doença, a cobertura assistencial obrigatória para diagnóstico e
tratamento a ser garantida pelos planos privados de assistência à saúde em
relação a esses dois tipos de neoplasia maligna, respeitando-se as segmentações
assistenciais contratadas pelos beneficiários, como a cobertura da mamografia,
da reconstrução mamária para correções de danos causados por um tumor e do
preventivo do câncer de colo de útero.
Na lista de medicamentos, encontram-se 59 antineoplásicos orais para
todos os tipos de câncer. Além disso, a ANS também assegura cobertura para
todos os medicamentos antineoplásicos injetáveis, desde que prescritos pelo
médico assistente para condição clínica que conste nas indicações da bula, e
diversos outros medicamentos empregados no controle dos efeitos adversos ou
adjuvantes de tratamentos para o câncer.
A Agência também incentiva as operadoras de planos de saúde que
desenvolvam ações que tenham como objetivos proporcionar melhoria da qualidade
de vida e reduzir os riscos à saúde.
Mais comum
Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais
comum entre as mulheres, em todo o mundo. Para o ano de 2021, foram estimados
aproximadamente 66 mil novos casos, o que corresponde a 29% dos novos casos de
câncer, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Instituo
explica, entretanto, que um em cada três casos pode ser curado se for
descoberto logo no início.
Esse tipo de neoplasia incide mais entre mulheres acima dos 50 anos de
idade, mas também pode ocorrer em jovens. Homens também desenvolvem a doença,
porém estima-se que eles representam apenas 1% de todos os casos
diagnosticados.
Como o câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível, por causa
da multiplicidade de fatores, a prevenção baseia-se no controle dos
fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente daqueles
que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis.
Origem da campanha
A campanha Outubro Rosa foi criada na década
de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, por meio de um movimento
global. A data é celebrada anualmente para compartilhar informações e promover
a conscientização sobre a neoplasia mamária. Há alguns anos, o movimento passou
a incluir também a prevenção ao câncer de colo de útero. No Brasil a primeira
iniciativa aconteceu em outubro de 2002. Na ocasião, o monumento
Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo
foi iluminado com a cor rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário