Ações digitais e
presenciais em três capitais brasileiras - São Paulo,
Rio e Brasília - além da doação de 3,6 mil
mamografias, lembram às mulheres que os exames
preventivos não podem esperar e salvam vidas o ano todo
A Dasa, maior rede de saúde integrada
do Brasil, “antecipou” para agosto o movimento de conscientização Outubro
Rosa para o controle do câncer de mama. Com o apoio das
ONGs Américas Amigas, Marque
Esse Gol e Horas da
Vida,
a campanha #OutubroRosaAgora abre diálogo com as pessoas
sobre a importância de uma rotina de cuidado que pode salvar vidas,
mas que acabou ficando de lado durante a pandemia: a realização de
consultas médicas e exames preventivos.
Veiculada por meio de ações digitais,
presenciais e
ativações em mídias out-of-home (OOH) nas cidades
de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a campanha é
uma cocriação entre Dasa e a agência CP+B
Brasil. Além disso, durante a campanha serão
doadas 3,6 mil mamografias – mais de 80% em relação ao
ano passado – para mulheres atendidas pelas ONGs Américas Amigas
e Marque Esse Gol, seguida de consulta com médicos
da organização Horas da Vida, que encaminharão as pacientes para
seguirem o tratamento via SUS, se necessário.
“'Antecipar' o começo
do Outubro Rosa é relembrar a população, principalmente as mulheres,
de que a prevenção deve ser priorizada sempre, o ano todo, todos os anos. Esses
meses em que estamos atravessando a pandemia fizeram com que a população
mirasse nos cuidados necessários para o combate à Covid-19, deixando para
depois outros exames importantíssimos”, explica Allan Macintyre, Diretor
de Marketing da Dasa.
Estima-se que a queda na realização de mamografias
com a finalidade de rastreamento no SUS foi de 45%, na comparação entre abril
de 2019 e de 2021. Já as mamografias para fins de diagnóstico tiveram uma queda
de 28% no mesmo período[1].
“Dentro da rede Dasa,
identificamos 2,8 milhões de mulheres que têm idade e indicação clínica
para realização de um exame de mamografia com o objetivo de prevenção e
diagnóstico do câncer de mama e não o realizaram nos últimos 12 meses. Por
isso, com o propósito de 'ser a saúde que as pessoas desejam e que o
mundo precisa', entramos com uma campanha aparentemente desencaixada do
tempo. Não se pode perder o hábito de acompanhar a saúde. O cuidado tem
pressa”, complementa Macintyre.
O Outubro Rosa é um movimento
internacional de conscientização para o combate ao câncer de mama que foi
criado na década de 1990. Trata-se de um dos momentos mais relevantes do ano em
relação aos cuidados da saúde da mulher. O cenário de 2021, porém, mostra que
as brasileiras diminuíram a realização de exames preventivos desde o início da
pandemia.
Campanha em três fases
Dividida em três etapas, a campanha
contou com um teaser entre os dias 24 e 26 de agosto. Na
primeira etapa, pensada para lembrar o público que saúde e prevenção não
podem esperar, os relógios de rua, abrigos de ônibus e os painéis de LED
em shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro e
Brasília comunicaram que o Outubro Rosa é
agora. As peças têm a assinatura das marcas que fazem parte do portifólio
de marcas da companhia, como Alta Diagnósticos, Exame
Imagem & Laboratório, Salomão Zoppi e Hospitais Nove
de Julho e São Lucas, entre outras.
A segunda fase da campanha,
que começa hoje, revela o mote principal da hashtag #OutubroRosaAgora. Nas redes sociais, a Dasa terá,
pela primeira vez, ativações no TikTok e no Pinterest, em
uma estratégia que contempla, também, mídia e conteúdo para YouTube,
Instagram, Facebook e Twitter. A partir desta
etapa, as mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e
hospitais da Dasa convidarão as pacientes a realizar o exame
preventivo. Usando data intelligence, a rede vai identificar
mulheres que atrasaram a realização dos exames de acompanhamento anual e as
convidará para retomarem a rotina preventiva.
“Esta campanha é um exemplo de
ideia que está 100% conectada à mensagem principal: antecipar o diagnóstico
pode salvar vidas”, afirma Rafael Borges, diretor de criação
responsável pela #OutubroRosaAgora na CP+B Brasil. “Por isso
a Dasa, além de veicular a campanha no universo digital e nas ruas das
cidades para atrair a atenção do público, se uniu a um time de influenciadoras
para falar sobre o Outubro Rosa em diversos canais e conscientizar as
mulheres sobre a importância de antecipar os exames.”
Em outubro, a hashtag #OutubroRosaAgora será substituída pela #OutubroRosaSempre, que destacará a importância de
realizar o acompanhamento médico periodicamente.
Dasa
Referência
- ONCONGUIAe CLIQUESUS. Radar
do Câncer. Disponível em: http://radardocancer.org.br.
Acesso em 21/8/2021.
Ficha Técnica
Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY
BRASIL
Cliente: Dasa
Produto: Institucional
CCO: Marcos Medeiros, André Kassu
Direção de criação:
Rafael Borges, Mihail Aleksandrov,
Luiz Paccillo, Thiago Lins
Redação: Karen Lopes
Direção de Arte: Diego Guerhardt
Assistente de Arte: Robson Marques
RTVC: Fernando Miranda
Planejamento: Rodrigo Maroni, Rafael
Lavor, Radhu Verdoliva e Silvia Chabes
Atendimento: Wilson Negrini,
Guilherme Cotarelli, Isabella Misko e João Carceles
Projetos: Nathália Beividas, Júlia Nassif e
Richard Reis Mídia: Rodrigo Medeiros, Marcela Ferreira, Matheus Barbian,
Juliana Vicente, Natalia Sugui e Lucas Rocha
Plataformas e Conexões
Criativas: Mickael Prass e Diego Gomes
Produtora: Monster Films
Diretor: Monster
Produção Executiva: Renato Rocha
Atendimento Produtora: Renan Falcomer, Ailton
Almeida
Motion Graphics: Chrisler Soares
Pós Produção/Finalização: Tiago Carezzato,
Robert Luna
Produção Gráfica: Robson Ciaramicoli,
Leonardo Fioravante
Arte Final: Marcelo Tomioka,
Jose Antonio Domiquille
Revisão: Aline Lopes Ohkama
Aprovação Cliente: Allan Cameron Macintyre,
Julia De Sa Haiad, Mariana Karrer,
Sofia Venancio Baeninger e Alexandre Villas Boa
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