Você já sentiu admiração ou repulsa por uma determinada empresa? Com certeza sim! A maioria das pessoas admiram e odeiam determinadas marcas ou organizações.
Lembro de quando comprei
meu primeiro tablet, foi uma experiência de compra que me marcou positivamente.
Para além do produto, os bastidores da organização me cativaram, sua cultura de
inovação, a experiência de abrir a embalagem e o encantamento com a missão da
empresa.Isso acontece, pois negócios funcionam praticamente como organismos
vivos, possuem, ou deveriam possuir, uma identidade própria.
A identidade
organizacional, ou como chamam alguns gurus de negócios, ideologia, mais do que
tudo, promove a direção da organização. Mas antes de explicar os principais
elementos que compõem a identidade, vou mostrar o que falam os maiores
especialistas sobre o assunto.
Dois grandes gurus
abordam isso de maneira intensa. Eles são o Henry Mintzberg e o Tom Petters,
ambos renomados no mundo dos negócios. Tom Petters lançou, na década de 80, o
modelo 7S, onde pra primeira vez considerou aspectos intangíveis como
essenciais ao avaliar uma empresa. Esses aspectos envolvem: pessoas,
habilidades, estilo de gestão e no centro de tudo isso, Valores. Valores, como
você pode imaginar, fazem parte do que chamamos de identidade organizacional.
Já o Henry
Mintzberg ficou famoso por avaliar os papéis dos recursos humanos de uma
empresa. Alguns dos elementos que ele identificou foram: ápice estratégico (diretoria),
linha do meio (gerência), núcleo operacional (execução), tecnoestrutura
(informações), funcionários de suporte.
Em adição aos elementos
acima, o mais interessante é que envolvendo todo o modelo está o que chamamos
de Ideologia, ou Identidade Empresarial.
Seria por acaso que
grandes gurus colocaram praticamente o mesmo tema em posições de tanto destaque
em suas teorias? Eu acredito que não, na verdade, a ideologia tem um papel
crucial na perpetuidade de organizações.
Indo direto ao assunto,
fica a pergunta: quais são os elementos da identidade organizacional, ou
ideologia? Basicamente, a identidade da empresa envolve três aspectos:
Missão:
É a razão de existência
da empresa, em outras palavras, para que foi criada? Que valor gera ao mundo
externo?
Visão:
É o ponto de chegada, o
farol, a visão de futuro da empresa. Onde quer chegar? O que quer se tornar?
Valores:
O que é realmente
importante na empresa? Quais são os princípios norteadores?
Quando esses elementos
estão difundidos na empresa, incluindo as pessoas que fazem parte dela, se
observam os seguintes benefícios:
* Colaboradores
engajados
* Clientes conectados e
leais
* Senso de propósito em
toda empresa
E a sua
organização? Já tem ideologia própria?
Vários donos de
pequenas e médias empresas pensam que esses elementos só se aplicam a grandes
organizações. Eles não podiam estar mais errados! Em pequenos negócios, os
elementos da identidade empresarial são o reflexo direto da identidade do dono.
Falando de outra forma,
a Missão, Visão e Valores da empresa podem refletir os elementos do empresário
por trás da empresa. Neste sentido e pensando na sobrevivência de organizações,
mais do que nunca é crucial criar e desenvolver uma identidade e cultura
própria.
Ao se conectar com os fatores
intangíveis de uma determinada organização, clientes se envolvem de maneira
muito mais intensa, promovendo o desejo de compra. Colaboradores se conectam
com a missão, promovendo engajamento e lealdade.
Por isso, reflita
novamente. Qual a identidade da sua empresa?
Valdez Monterazo - associado sênior na Sociedade
Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia
positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de
pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br
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