segunda-feira, 5 de julho de 2021

Seconci-SP destaca a importância das consultas anuais ao oftalmologista

Com essa rotina, doenças como glaucoma e catarata podem ser tratadas precocemente

 

O Dia Mundial da Saúde Ocular (10 de julho) foi criado com o objetivo de prevenir a cegueira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 285 milhões de pessoas no mundo têm incapacidade visual e desses, 39 milhões são cegas. Estima-se que 80% destes casos poderiam ter sido evitados ou curados, se tratados precocemente. Por isso a importância das consultas anuais ao oftalmologista, orienta dr. Edgard Macedo, oftalmologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção). 

Uma pesquisa feita pelo Ibope com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontou que 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista. “É um número alarmante. E quando as pessoas se consultam nessa especialidade, o que mais vemos é irem só quando têm alguma queixa. É muito raro que elas passem em consulta como parte da rotina. O problema é que temos doenças silenciosas, que não apresentam sintomas, como o glaucoma, a degeneração macular, a catarata e a retinopatia diabética, esta inclusive é uma das maiores causas de cegueira no mundo. Quando o paciente percebe os impactos na visão, a doença muitas vezes está em estágios avançados e podem ter havido perdas irrecuperáveis”, afirma o médico. 

Ele alerta para outro fator que tem trazido consequências negativas para a boa preservação da saúde ocular, a opção por fazer exames apenas nas óticas. “Apesar da praticidade, essa atitude pode ser um risco, porque esses exames não são feitos por um oftalmologista, o profissional que de fato pode dar um diagnóstico preciso e passar as orientações corretas para cada caso”.

 

Cuidados 

Entre as recomendações para manter a saúde ocular, o dr. Macedo orienta evitar coçar os olhos, ter cuidado com itens de maquiagem que podem irritar os olhos, comprar óculos de sol que protejam contra os raios ultravioletas (UVA e UVB) e não aplicar colírios sem receita médica. “Para os trabalhadores da construção, é vital fazer o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e, diante de qualquer acidente envolvendo os olhos, procurar um serviço de oftalmologia com urgência, para que sejam feitos os procedimentos adequados”. 

O uso frequente de computadores, tablets e celulares também pode prejudicar a visão, pois acaba levando à diminuição do piscar, resultando no olho seco. A indicação é fazer intervalos de descanso de 10 a 15 minutos, a cada uma hora de uso contínuo. 

O dr. Macedo lembra que o Seconci-SP dispõe de equipe de oftalmologistas e um conjunto de equipamentos, permitindo oferecer um atendimento de qualidade para os trabalhadores da construção das empresas contribuintes à entidade e seus familiares. “Agende a consulta anual ao oftalmologista e garanta a sua saúde ocular”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário