Ação possibilitará identificar perfis oficiais de meios de hospedagem e agências de viagem nas redes sociais e, com isso, desativar páginas falsas, ofertando mais segurança ao consumidor na contratação de produtos e serviços turísticos
As agências
de turismo e os meios de hospedagens terão, a partir de agora, mais um
mecanismo para evitar fraudes na comercialização de produtos e serviços
turísticos em suas redes sociais. Isso porque, o Ministério do Turismo lançou,
nesta quinta-feira (01.0), um novo campo, dentro do Cadastur, para a inclusão
dos perfis oficiais das redes sociais dos estabelecimentos, como Instagram,
Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn. Para aderir a esta ferramenta,
construída em parceria com o Facebook/Instagram, os prestadores dessas
atividades precisarão atualizar os seus dados no Cadastur, que é o cadastro
nacional de prestadores de serviços turísticos.
O ministro
do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a novidade e destacou a relevância
da ação para a defesa do consumidor e para o bom funcionamento dessas
atividades no país. “Este é um importante avanço que estamos dando para evitar
fraudes neste setor, que já foi tão impactado pela pandemia. A nossa
expectativa é de que com esta ação, que é um pleito antigo do trade e dos
consumidores, possamos validar a autenticidade dos perfis de empreendimentos
turísticos e evitar falsas contratações de serviços”, disse.
Representantes
do trade turístico têm registrado a incidência, cada vez maior, da criação de
perfis falsos de empresas de turismo. Agora, antes de adquirir qualquer serviço
ou produto turístico de forma online, os turistas poderão conferir no site do
Cadastur se aquela rede social é a oficial da empresa. A inclusão também
possibilitará que o Ministério do Turismo forneça uma lista com os endereços
virtuais oficiais às empresas de redes sociais, como o Facebook e Instagram,
que, assim, terão subsídios para desativar perfis falsos que possam coexistir
nas redes sociais.
O secretário
nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França,
alertou para a importância da participação de todos os prestadores de serviços
dessas atividades para combater essa violação. “Precisamos agora da adesão de
todos estes estabelecimentos inscritos no Cadastur; e os que não estão, façam
urgentemente a sua adesão ao cadastro. Precisamos nos unir para evitar estas
fraudes que têm causado prejuízo para os consumidores e para os
estabelecimentos turísticos. Contamos com a sua participação”, finalizou.
É importante
que esse em campo não fique em branco no Cadastur!
Atenção!
Para acessar o Cadastur agora é necessário possuir um login do GOV.BR. Para
saber mais sobre o novo login, assista o vídeo
ou veja as instruções no site do Cadastur.
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