Agora é a hora dos líderes de TI capitalizarem o impulso alcançado este ano para que eles liderem seus negócios no futuro.
Para muitos líderes de TI, 2020 pareceu uma década
inteira. Se a necessidade é a mãe da invenção, então durante este tempo
desafiador, muitos CIOs foram pressionados a alcançar mais do que eles pensavam
que era possível. Eles permitiram que toda a força de trabalho atuasse
remotamente, colocando em prática os sistemas e ferramentas que lhes permitiam
ser produtivos de suas casas.
A pandemia trouxe consigo um necessário processo de
democratização das decisões de TI. Foi essencial aumentar a autonomia dos
usuários e lançar mão de uma forte aceleração no processo educacional e para a
criação de um sentimento de “pertencer” junto aos colaboradores para que
lutassem contra a explosão da chamada “Shadow IT”.
O caminho para a cibersegurança que sempre foi de
verticalização, hoje, às vésperas do pós-pandemia, é de uma jornada de
colaboração. Um estudo lançado em maio/2021 pela consultoria Gartner revela que
os gastos mundiais com tecnologias para segurança da informação e serviços de
gerenciamento de risco devem crescer 12,4% em 2021, chegando a US$ 150,4
bilhões. O número representa uma nova alta, uma vez que os gastos com segurança
e gerenciamento de risco cresceram 6,4% em 2020.
Para surpresa de todos, principalmente de
executivos e lideranças, o trabalho remoto aumentou a produtividade. Segundo
recente pesquisa do Gartner, realizada com mais de 10 mil funcionários de mais
de 100 empresas, cujo tempo de trabalho em casa aumentou desde janeiro de 2020,
mostra que 36% destes relataram aumento em seu desempenho. A flexibilidade na
jornada de trabalho foi o fator mais citado para maior produtividade,
selecionado por 43% dos entrevistados. Até 2023, a previsão do Gartner é que
40% das empresas experimentem uma mistura entre físico e virtual, o que garante
aumentar a performance da força do trabalho e os resultados.
Os líderes de TI deram uma resposta pandêmica
eficaz. Foi um ano em que o retorno do investimento, o chamado ROI, de muitas
soluções foi potencialmente abreviados e muitos investimentos foram
transformados de Capex em Opex e, com certeza, não olharão mais para trás.
Agora é a hora de aproveitar o “momentum” e otimizar suas
infraestruturas como um todo e garantir que ele esteja pronto para entregar as
demandas futuras do negócio.
Este último ano nos ensinou lições valiosas: as
empresas precisam ser altamente adaptáveis para responder à incerteza contínua
e mudar rapidamente as expectativas. Agora é a hora dos líderes de TI
capitalizarem o impulso alcançado este ano para que eles liderem seus negócios
no futuro.
Nilton Hayashi - diretor de Serviços Digitais da
Fujitsu do Brasil
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